Pular para o conteúdo

Lúpus: impactos no sistema nervoso.

No pulso e o sistema nervoso e se você tem lúpus eritematoso sistêmico ou lés é muito provável que você saiba que é uma doença inflamatória crônica que pode afetar qualquer órgão do corpo, incluindo os sistemas nervoso. O sistema nervoso compreende o cérebro e a medula espinhal, sistema nervoso central, os nervos que conectam o cérebro e a medula espinhal com os músculos e a pele, sistema nervoso periférico, os nervos que controlam o funcionamento dos órgãos internos, como a respiração e a frequência cardíaca, sistema nervoso autônomo.

Quando o lúpus ataca o sistema nervoso é conhecido como neuro-pos ou lúpus neuropsiquiátrico. O cérebro é afetado com maior frequência do que os sistemas nervosos periféricos ou autônomos. Os sintomas são muito variados, mas não são específicos do lúpus, razão pela qual o diagnóstico de na europa pois costuma ser difícil. Os sintomas mais frequentes são dores de cabeça, depressão, ansiedade ou diminuição da memória.

Se você tiver algum desses sintomas, peça ao seu reumatologista para examiná-lo e indicar um tratamento adequado. Outros pacientes apresentam distúrbios comportamentais e psicose, confusão, convulsões, dores de cabeça insuportáveis, paralisia ou sensação de anestesia em um braço e perna ou qualquer parte do corpo, diminuição repentina da visão ou problemas súbitos na fala.

Se você tiver algum desses sintomas, deve consultar imediatamente o seu médico ou ir a uma emergência, uma vez que muitos destes sintomas podem ser devido a complicações agudas que requerem diagnóstico e tratamento imediato.

É importante ter em mente que apenas um quarto de todos os sintomas do sistema nervoso é diretamente devido ao lúpus. No restante, as causas podem ser infecções, problemas de desidratação ou complicações em outros órgãos, como o coração. Evite a automedicação, pois certos medicamentos podem causar sintomas neuropsiquiátricos ou interferir no tratamento adequado da sua condição.

Os neurologistas são especialistas no sistema nervoso que, junto com os reumatologistas, avaliam e tratam os problemas neurológicos do lúpus.

Siga-nos no Facebook para continuar aprendendo sobre lúpus.

Fonte: Lúpus e o sistema nervoso por FALANDO DE LUPUS