Pular para o conteúdo

Linfonodos axilares inchados: causas, sintomas e tratamento.

O aumento dos linfonodos é uma condição em que as estruturas que estão no sistema linfático aumentam de tamanho. O sistema linfático é responsável por drenar todos os glóbulos brancos, que são as células de defesa, e eventuais micróbios, bactérias e sujeiras presentes em nosso organismo. Algumas vezes, esses gânglios podem aumentar.

Existem gânglios pelo corpo inteiro, mas em alguns lugares, como na região da axila, do pescoço, na virilha e na região atrás do joelho, eles são mais frequentes. São pequenas estruturas chamadas linfonodos ou gânglios, que funcionam como um filtro para o sistema linfático.

Por serem células de defesa, quando ocorre um trauma ou uma infecção, por exemplo, é comum haver um aumento na região dos gânglios. Mas, é necessário ficar de olho em aumentos que durem mais de 30 dias, pois podem ser um sinal de problemas mais sérios.

Se um único gânglio ou conglomerado de gânglios na região axilar aumentar para mais de 3 centímetros e estiverem endurecidos há mais de 30 dias, é importante procurar um médico.

As causas mais frequentes de aumento dos gânglios são doenças infecciosas e fatores contagiosos, como quadros de rubéola, sarampo e dengue, por exemplo. Em casos como esses, muitas vezes, os gânglios aumentam de tamanho, porém, são doenças que se resolvem sozinhas.

O câncer de mama também pode ser uma causa, mas está menos presente que as doenças infecciosas. É importante salientar que os cânceres mais comuns que aumentam os gânglios da axila não são os cânceres de mama, mas, sim, os linfomas.

Por fim, cabe ao médico fazer uma investigação para avaliar a causa do aumento dos gânglios, que envolve alguns exames de imagem e eventualmente biópsia. Então, se for necessário, procure um médico para mais informações.

Fonte: Aumento dos linfonodos axilares. por Câncer de Mama Brasil