Pular para o conteúdo

Linfoma de Hodgkin: diagnóstico e tratamento.

Linfoma de Hodgkin

O linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que afeta os linfonodos, podendo ser hodgkin ou não hodgkin. O linfoma de hodgkin é caracterizado por uma célula específica, com núcleo grande e olhos de coruja, que apresenta um crescimento rápido. Pode se manifestar em diferentes regiões do corpo, como região inguinal, pescoço, mediastino e baço.

Estadiamento

O estadiamento do linfoma de hodgkin é realizado através de exames como PET, que avaliam a extensão da doença. O linfoma de hodgkin pode ser classificado em diferentes estágios, sendo que o estágio 3 pode apresentar acometimento de gânglios na virilha, mediastino e região abdominal. Quando há envolvimento do baço, o linfoma é chamado de estágio 4.

Tratamento

O tratamento do linfoma de hodgkin geralmente é feito com quimioterapia, utilizando o esquema ABVD. Em alguns casos, pode ser necessário realizar radioterapia. O transplante de medula óssea só é indicado em casos de recidiva da doença.

Resposta ao tratamento

A resposta ao tratamento é avaliada através de exames como o PET, que podem indicar a presença de novas células tumorais. Se houver recidiva da doença, pode ser necessário trocar o esquema de quimioterapia ou realizar uma nova biópsia para avaliar se o tratamento está correto.

Fonte: Linfoma de Hodgkin – do diagnóstico ao tratamento por Fernanda Hematologia