Pular para o conteúdo

Laudo médico para a Previdência Social – Doença de Crohn


Olá!
O grupo, como vão? Em primeiro lugar, eu quero me apresentar. Sou Leonardo Bessa e sou portador de Crohn há dez anos. Gravei alguns vídeos com objetivo de ajudar você, portador de Crohn, e auxiliar também em algumas dúvidas. Desejo saúde para você, melhoras e que você fique firme na continuidade ao seu tratamento.
Então, para ficar claro logo no início, eu não sou especialista em direito previdenciário. Mas aquilo que a gente tem um pouco de informação, tento transmitir para você. É importante que você continue a pesquisa e busque mais informações com relação ao que vamos tratar nesse vídeo. O objetivo é ajudar a dar uma luz, um subsídio para que você consiga a partir daí, ficar atento àquilo que você possa vir a ter direito e talvez não tenha acesso no momento.
Hoje vamos falar sobre o que deve conter o seu laudo para a perícia junto à previdência. É muito importante que você esteja atento a alguns detalhes, porque muitas pessoas têm perdido o direito ao benefício do INSS. O benefício que lhe concedem é baseado em laudos de perícia, então laudos do médico que trata o paciente e laudos e também o parecer do perito no momento.
É muito importante que o seu laudo seja bem construído. Então, em primeiro lugar, o seu laudo precisa conter o CID da doença, porque é o CID que traz a informação para o perito sobre a enfermidade que você tem.
Outra coisa que é fundamental é que o seu médico escreva o que a doença causa em você. Porque muitos perdem o direito não está com essa ausência dessa consequência da doença. Ficam sem o perito, sem informação, sem base para saber como tratar o seu caso. Então, tem que ser muito claro sobre o que você sente, o que é essa doença, o que ela te impede de fazer e o que ela te causa. Tudo isso é muito importante.
Outra coisa que coloquei aqui é sobre a limitação. O que ela te limita a fazer? A forma que ela te incapacita está exercendo a sua atividade de trabalho. Então, isso é muito importante também. Caso você necessite de repouso, tempo de descanso, isso também é importante. Ele está no seu laudo. Com relação ao tempo, é importante também que ele coloque um tempo que você precisa estar no tratamento. Caso não seja possível determinar esse tempo, é importante que ele coloque no seu laudo que você está em tratamento contínuo.
É muito importante estar atento a isso. É outra coisa importante que tem feito muitas pessoas perderem a perícia e, consequentemente, perder a possibilidade de ter um benefício, é a letra legível. Muitos médicos têm colocado algumas letras que chegam na hora da perícia e o perito não consegue identificar o que está escrito. Isso compromete a perícia e compromete aquele momento em que o paciente poderia conseguir o benefício auxílio-doença e acaba não conseguindo.
Então é muito importante que você, com muita cor, muita educação, muito cuidado, peça ao médico para poder fazer uma letra melhor, legível, maneira que possa ser compreendida pelo perito. E outra coisa é evitar procurar um médico que não seja o que trata da sua doença. Se o gastroenterologista tem que fazer o laudo para você, é importante que seja ele quem faça.
Com relação ao laudo, além do escrito que o médico vai enviar, o carimbo do médico é importante. Não esqueça da data do carimbo, porque já aconteceram essas situações do médico esquecer de carimbar e isso pode comprometer de fato a possibilidade de auxílio-doença.
Outra coisa que é importante, além do laudo que você vai levar por escrito, é sempre levar cópias dos exames. Os últimos e os primeiros exames históricos que você tiver, é importante.
Uma outra observação é com relação à perícia no dia. Então, fale realmente o que você está sentindo. Evite a mentira, porque a mentira tem feito pessoas perderem grandes bênçãos. Pessoas que teriam tudo para conseguir o benefício, não conseguiram por conta da mentira. Mesmo que tivessem alguns dados que comprovassem no laudo, por causa da mentira, elas perderam essa oportunidade de garantir o direito. Então, evite a mentira, seja sincero, seja verdadeiro.
Então, cuide da sua saúde, fique atento ao seu laudo e a todas as informações que você vai estar carregando ali. Mantenha um bom relacionamento com seu médico para que todas essas informações não sejam esquecidas.
Desejo saúde para você, melhoras e até a próxima. Se inscreva no nosso canal, compartilhe essa informação para mais pessoas. Um abraço e saúde a todos.
Fonte: DOENÇA DE CROHN – LAUDO MÉDICO PARA O INSS / PREVIDÊNCIA SOCIAL por LEONARDO BESSA