Pular para o conteúdo

Joelheira para dor no joelho: qual usar e indicações

Uso de Joelheira para Dores no Joelho

Olá! Saudações a todos. Hoje eu vou responder uma pergunta de um inscrito em nosso canal sobre o uso da joelheira. Ele tem dor no joelho e quer saber se deve ou não usar joelheira. A pergunta não é tão simples assim, pois quem tem dor no joelho pode ou não usar joelheira. Temos diversos problemas de joelho, e o importante é termos um diagnóstico preciso da lesão que o paciente apresenta no joelho para então indicar se o uso da joelheira pode trazer benefício ou não para o paciente, ou se o uso da joelheira pode ser até prejudicial para esse paciente.

Quando falamos em osteoartrose, que é a complicação mais comum degenerativa do joelho, podemos ter uma artrose que acomete o compartimento medial ou lateral do femorotibial. Isso acontece entre o fêmur e a tíbia. Além disso, também podemos ter artroses femoropatelar, patelofemural, ou entre patela e fêmur. O comprometimento se dá principalmente pela carga que temos sobre a tíbia, ou seja, pela carga que o fêmur com nós estamos em pé para as atividades do dia a dia, como caminhar, subir e descer escadas, sentar, levantar e até mesmo escrever.

Quando colocamos uma joelheira nesse sentido, em relação a esses padrões de artrose femorotibial, isso não nos traz benefício algum, pois só vai comprimir a articulação do paciente, podendo até mesmo trazer um pouco mais de conforto, mas não trazendo benefício algum para esse paciente.

Para pacientes com condromalácia, que tem uma cartilagem de uma qualidade não tão boa, ou para pacientes com artrose patelofemural, a indicação para o uso da joelheira é a joelheira sem orifício patelar. Ou seja, o objetivo é aumentar a área de contato e diminuir a pressão por área, o que faz com que o paciente tenha uma menor sobrecarga sobre a articulação do joelho.

É importante lembrar que só o uso da joelheira não é tratamento. Temos uma série de outras estratégias e procedimentos de tratamento de fisioterapia que vão auxiliar nesse processo. Mas, respondendo à pergunta do inscrito em termos gerais, a joelheira não serve para as artroses entre o fêmur e a tíbia, e serve principalmente para as artroses patelofemurais.

Espero ter ajudado com essa explicação. Lembrando que, ao persistirem os sintomas, sempre o profissional fisioterapeuta ou ortopedista deve ser consultado para uma melhor orientação. A joelheira é uma dessas estratégias para minimizar o processo de desgaste, atrito e sobrecarga articular e dar uma sobrevida para o joelho.

Obrigado pela sua pergunta e espero ter respondido satisfatoriamente. Um grande abraço e até a próxima!

Fonte: JOELHEIRA X DOR JOELHO Devo usar? QUAL A MAIS INDICADA? – Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta