Pular para o conteúdo

Ivermectina: Indicações e modo de uso

Informações da bula da Ivermectina

Nesse vídeo você verá as informações da bula da Ivermectina de forma simplificada e com uma linguagem de fácil entendimento. Você verá para que serve a Ivermectina, como tomar, as contra indicações, efeitos colaterais e muito mais. Este é um vídeo informativo de caráter educacional e não pode substituir uma consulta médica ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento.


Para que serve a Ivermectina?

De acordo com a bula, a Ivermectina é um remédio que serve para o tratamento de vários tipos de infestações por parasitas, dentre eles podemos citar:

  • Pediculose, causada pela infestação de piolhos em humanos
  • Sarna, causada por um ácaro
  • Ascaridíase, infecção causada pela lombriga
  • Filariose, também conhecida como elefantíase
  • Circose, causada pela infestação de nematodos que atinge a pele e os olhos
  • Extra ou diluidíase e tricoríase

Atualmente, um estudo liderado pelo Instituto de Pesquisa em Biomedicina da Austrália mostrou que a Ivermectina possui atividade antiviral. Em testes laboratoriais, a Ivermectina foi capaz de impedir em 93% a replicação do causador da COVID-19.


Quem não deve tomar Ivermectina?

Este medicamento é contra indicado para uso por pacientes com hipersensibilidade a Ivermectina ou aos demais componentes da fórmula. Também deve ser evitado por pessoas com meningite ou outras doenças que afetam o sistema nervoso central. A Ivermectina é absolutamente contra indicada para crianças com menos de 15 kg ou menores de 5 anos.


Como devemos tomar Ivermectina?

As informações a seguir foram tiradas da bula oficial da Ivermectina, mas não substituem a prescrição de um médico. De acordo com a bula, o tratamento vai depender do tipo de parasita. Para tratar extrajudíase, filariose, lombriga, sarna e piolhos, a dosagem recomendada é dose única oral alcançando aproximadamente 200 microgramas de Ivermectina por quilo de peso corporal. Para um consercose, a dosagem de 150 microgramas por quilo em dose única é suficiente. Alertamos que para o tratamento da COVID-19 não há qualquer indicação oficial do uso da Ivermectina, portanto não utilize esse medicamento para esse fim.


Quais são os possíveis efeitos colaterais da Ivermectina?

As reações adversas são em geral de natureza leve e transitória. Embora seja raro, durante o tratamento com a Ivermectina podem ocorrer as seguintes reações:

  • Diarreia e náusea
  • Astenia
  • Dor abdominal
  • Anorexia
  • Constipação e vômitos

A Ivermectina serve para cães e gatos. É um medicamento muito utilizado para tratar sarna, sarna de ouvido e também para prevenção de diofilariose (verme do coração). Mas podem ocorrer sintomas de intoxicação, principalmente em cães que são geneticamente hipersensíveis a Ivermectina. Atenção: existe a Ivermectina própria para animais. O uso do remédio humano pode causar intoxicação e é reversível.


Esperamos que nosso vídeo mostrando a bula em vídeo do anti parasitário e Vernitina tenha sido útil. Se você tem alguma dúvida, deixe um comentário. Não esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal. Veja a nossa sugestão de vídeos relacionados a esse assunto ou acesse nossa playlist sobre medicamentos, saúde e bem-estar.


Fonte
💊 IVERMECTINA: Para que serve? Como tomar? [vídeo-bula atualizada] por Diário de Biologia u0026 História