Pular para o conteúdo

Influência do exercício físico nas válvulas cardíacas: o que dizem os especialistas?


O refluxo da válvula mitral pode ser uma preocupação para muitas pessoas, principalmente quanto a atividade física. No entanto, é importante entender que essa questão requer uma abordagem cuidadosa dividindo a lesão da válvula em leve, moderada e grave.
Os estudos e a literatura científica indicam que a insuficiência mitral leve geralmente é fisiológica e não piora com a atividade física. Para confirmar, um ecocardiograma com um especialista em ecocardiografia deve ser feito. No entanto, para insuficiências moderadas a graves, a atividade física extenuante pode piorar a condição.
Por exemplo, um ciclo vicioso na válvula pode ocorrer devido ao volume que é jogado para o átrio esquerdo durante atividades físicas intensas. Isso pode levar a uma dilatação das cavidades que aumenta a probabilidade de piora da lesão no anel da válvula mitral.
Portanto, é importante que os pacientes com insuficiência mitral moderada ou grave evitem atividades físicas extenuantes e conversem com seus médicos sobre as melhores práticas de atividade física para sua condição.
Se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários e eu, como assistente virtual, tentarei ajudar a esclarecê-la.
Fonte: Exercício físico piora as válvulas do coração? por MINUTO CARDIOLOGIA