Pular para o conteúdo

Inflamação no ouvido pode causar perda temporária de audição


Quando a criança tem um histórico de inflamações de ouvido, ela apresenta episódios recorrentes de inflamação do ouvido. Conforme ela fica com a inflamação, sua audição tende a reduzir. Quando isso acontece, entra num padrão de flutuação da opção. Enquanto ela está com o processo inflamatório, ela vai ter uma redução da audição e quando ela melhora, a audição volta a ficar boa. É uma perda de audição que falamos que é temporária, relacionada a essa condição de infecção. Ela precisa ser tratada porque esse padrão de flutuação também é negativo para o desenvolvimento da fala e da linguagem e também pode implicar em problemas de processamento auditivo no futuro.
A criança, quando nasce, ela não está completamente pronta. Ela precisa muito da entrada auditiva do estímulo acústico para ela desenvolver e também ter a maturidade das estruturas neurológicas que participam do processo de audição. Esse desenvolvimento, essa maturação, é alimentado pela estimulação e ela precisa de uma estimulação consistente, coerente e positiva. Ela entra num padrão de flutuação por conta dessas informações de ouvido na audição: ela piora, hora melhora – isso é negativo para o desenvolvimento dessas habilidades auditivas que são mais elaboradas, como a localização de som, audição no ruído e discriminação de padrões sonoros como frequência e intensidade. Essas são outras habilidades que a gente chama de habilidades de processamento auditivo.
Na avaliação audiológica convencional, a gente consegue avaliar se a criança tem ou não uma perda de audição, grau dessa perda de audição e o tipo da perda de audição que vai auxiliar o médico com relação ao tratamento ou se é uma perda de audição permanente. Mas existem crianças que não têm perda de audição na avaliação audiológica convencional, mas elas têm dificuldade objetiva. E essas crianças devem ser submetidas à investigação do processamento auditivo.
O processamento auditivo é composto por alguns testes nos quais a gente vai avaliar além das simples detecção do som, a habilidade de localização de som, habilidades de audição no ruído, a habilidade de fechamento auditivo e a habilidade de padrões sonoros do som, como frequência e duração. Essas crianças que têm problemas de processamento auditivo muitas vezes se comportam como as crianças que têm problemas de audição com uma perda de audição, mas elas não têm a perda de audição. São seriam surdos funcionais. Então, nós vamos solicitar repetições com frequências. Essas crianças, elas vão ter dificuldades escolares.
É muito importante os pais estarem atentos para qualquer dúvida. Solicitar conversar com o seu médico. E o médico vai fazer o encaminhamento adequado para uma avaliação do especialista. Foi prazer trazer esse conteúdo para vocês. Espero que vocês tenham gostado. Venham fazer parte dessa comunidade.

  • Inflamações de ouvido e seus efeitos na audição da criança
  • Desenvolvimento auditivo e a importância da estimulação
  • Dificuldades de processamento auditivo e a necessidade de investigação
  • A importância dos pais estarem atentos e conversarem com o médico

Fonte: PERDA DE AUDIÇÃO TEMPORÁRIA: Inflamação no ouvido por Criar e Crescer