Pular para o conteúdo

Infecção urinária recorrente: causas, sintomas e tratamento com o Fala Doutor.


Dona Tânia tem 71 anos e sempre teve dificuldade para urinar. Um problema que se agravou muito depois da menopausa. Várias vezes teve cistite e procurou o médico, que indicou antibióticos. As coisas foram piorando com o tempo e, há uns 15 anos, ela precisou passar por um procedimento cirúrgico para amenizar o problema.
A infecção urinária é um problema bastante recorrente nas mulheres e alguns fatores podem desencadear mais episódios, como a gravidez, a menopausa e a idade avançada. A infecção urinária pode ocasionar complicações uma vez que, não tratada, pode chegar ao rim, levando a casos mais graves de nefrite e até de sepse.
Muitas mulheres sofrem com a frequência de infecções urinárias e cerca de 20% daquelas que já tiveram vão passar por isso pelo menos mais uma vez ao longo da vida. Mas quem possui mais de três episódios ao longo de um ano ou mais de 2 ao longo de seis meses precisa buscar ajuda médica para avaliar a existência das chamadas infecções urinárias de repetição.
Nesse caso, a gama de tratamentos é enorme e vai desde a mudança de hábitos em relação à hidratação e horários certos para urinar, até tratamentos terapêuticos com antibióticos.
Além disso, existe a fisioterapia pélvica, uma especialidade pouco conhecida que pode ajudar no tratamento da infecção urinária de repetição. O tratamento é feito à base de toque e exercícios de contração da pelve para maior mobilidade.
A tecnologia também pode ajudar, como no exemplo deste aparelho que mede a força do assoalho pélvico e orienta a fisioterapeuta sobre o que deve ser feito.
Essa foi a alternativa escolhida pela Dona Tânia, que está bastante animada com os resultados e mais tranquila, pois não vai precisar passar por outra cirurgia.
Fonte: Fala Doutor: Infecção urinária de repetição por Tribuna Online