Pular para o conteúdo

Infecção urinária: causas e prevenção em relações sexuais



Olá, eu sou o doutor Juliano Pastina. Esse é o Urologista Complicada. Uma coisa que nós temos muito comumente aqui no consultório são mulheres com dúvidas acerca das infecções urinárias. As pacientes chegam com frequência e relatando que elas têm tido relações com os parceiros, com marido, com o namorado, e estão tendo infecções repetidamente. E claro, relacionam isso ao ato sexual. Será que é possível? Será que é o parceiro que está transmitindo a bactéria? Será que o parceiro que está causando a infecção urinária?

Bem, para gente poder entender isso, a gente tem que entender o que causa infecção urinária de verdade na mulher. As bactérias que causam infecção urinárias são as chamadas enterobactérias. São bactérias que estão primariamente no intestino e colonizou a região do períneo, que é a região da vagina, região do perto do ânus. E elas ficam numa boa e não acontece nada. Quando elas entram dentro da bexiga, aí é que pode acontecer a colonização da bexiga e causar a infecção urinária, que assiste de dor, ardência, e pode incomodar bastante. Embora seja uma infecção comum, ela tá potencialmente complicado se não tratada adequadamente.

Ela tá com antibiótico, algumas mulheres contendo essa reflexão e repetição começam a ter a em relação sexual, apresenta infecção. Ou então, mulheres que às vezes nunca tiveram relação sexual e de repente começa a ter e começa a desenvolver infecção. Mas o fato é que as bactérias já estão ali na mulher. Não é o homem que traz a bactéria durante a relação sexual. O que acontece é que o ato sexual, às vezes, com a penetração do pênis colocando ali na vagina, vai meio que pressionar essas bactérias para entrar dentro da bexiga. Facilita com que a bactéria entra. E daí, uma vez lá dentro, assim, a bactéria cresce e causa essa infecção.

Então, não é que o homem esteja transmitindo a infecção urinária, mas é que ele está pressionando, ajudando a bactéria a entrar no canal da urina da mulher, bem mais curta que o canal urinário do homem. A uretra da mulher sempre tem de 2 a 3 cm. Então, para bactéria entrar ali, é mais fácil. Por isso, que é mais fácil uma mulher ter infecção do que o homem, até uma certa proporção.

Bom, então uma coisa que ajuda bastante é a mulher urinar após a relação sexual. Só com essa medida, a gente consegue resolver várias vezes. Ela pensava que era só trocar o parceiro. “Eu vou terminar com o namorado, com o marido, tá me dando as infecções.” Não. Às vezes, você tem a relação sexual e você vai urinar depois. Você põe essa bactéria para fora. Pronto. Às vezes, é o suficiente. Porém, algumas mulheres realmente não vão conseguir resolver. Algumas vezes, tem infecções de repetição sempre após a relação sexual. Nesses casos, mesmo que fazendo a urinando após a relação, não resolve. Você pode utilizar antibióticos, e é o que a gente chama de profilaxia pós-coital. Toda vez que tiver relação, ela toma um comprimido. Isso vai suprimir o crescimento das bactérias e vai evitar essas infecções de repetição.

Então, não é um problema assim tão sério. Mas também não precisa pôr a culpa, nesse caso, no parceiro. Não adianta, às vezes, os ginecologistas em caminhos pacientesaqui dizendo que ela tem que tratar, porque está tendo a infecção e que ele tá tendo bactéria está transmitindo para você. Para tratar, o tratamento é de outro jeito, a prevenção é de outro jeito. Ok? Sempre que vocês tiverem dúvidas e quiserem saber que tá acontecendo, ter uma infecção, compareçam sem parceiro. Vai ao urologista. Ele sabe o que fazer. Ele sabe, vai pedir os exames, para fazer uma avaliação e não vai conseguir resolver o seu problema.

Então, vai ser o assunto de hoje. Fiquem aí. E apareça nos próximos vídeos! Toda semana, estamos aqui, às sextas-feiras, publicando vídeos sobre urologia. Até mais!

Fonte: É possível pegar infecção urinária através de relações sexuais? por Urologia Descomplicada