Pular para o conteúdo

Bupropiona: Uma medicação para depressão, tabagismo e disfunções sexuais

Quem sabe aquela medicação que dá uma sensação de bem-estar e energia? Você já deve ter ouvido falar da bupropiona, sobre ela que eu vou falar hoje.

Antes disso, não se esquece de se inscrever no canal, ativar o Sininho e Compartilhar esse vídeo para que mais pessoas tenham acesso à informação.

Sempre um tempo

A bupropiona tem uma ação da recaptação de noradrenalina e dopamina. E dopamina vocês já sabem porque você já viram o vídeo, tem uma ação importante no sistema de recompensa. A gente está com baixa dopamina, a gente vai pouco em busca de recompensa. Então dopamina é muito importante.

É uma medicação que é indicada de forma geral no tratamento da depressão, depressão sazonal e também o tratamento para cessar o tabagismo. É uma medicação que ela é absorvida rapidamente pelo tato o final e o pico dela e cerca de duas horas.

A gente tem dois tipos de apresentações, uma de liberação rápida e de liberação controlada que na psiquiatria que a gente acaba usando mais. Então é uma tomada diária. A dose inicial é de 150mg, vai chegar a 300 nos quadros de depressão. 300mg é uma dose para tabagismo e 300mg também é uma dose que a gente usa para tratamento de disfunções sexuais. É uma medicação que não interfere na questão sexual. Então é uma geração que não tem um efeito colateral que é muito comum nos outros antidepressivos que você já viram nos vídeos anteriores. É uma medicação que não produz redação, pelo contrário, uma medicação que normalmente as pessoas estão pela manhã porque dá muita disposição e não interfere no peso, pelo menos não aumenta o peso. Muitos pacientes acabam relatando que tem até uma certa redução do apetite e uma redução do peso.

Os efeitos colaterais mais comuns são: seca, tremores, tontura, insônia, náusea, perda de peso e constipação. De forma geral, esses efeitos colaterais eles são toleráveis e duram são principalmente no início do tratamento. A dose máxima do dia é de 450mg. A gente tem que ter um cuidado especial em pacientes com risco de convulsão, história prévia de convulsão, tratamento de epilepsia. Tem que ter um cuidado especial em pacientes também com hipertensão que pacientes que têm uma pressão arterial elevada e descontrolada tem que ter um cuidado porque pode haver um aumento leve.

Depressão muitas pessoas se sentem muito agitados com a bupropiona. É uma medicação também que ela é uma segunda opção de tratamento no TDH. Não é a primeira escolha, mas em pacientes que não toleram estimulantes a gente pode usar e alguns pacientes tem até uma boa resposta.

E os idosos a gente pode usar, tem que só ter o cuidado do controle da dose. Crianças e adolescentes não tem evidência de uso. Gestação e amamentação não tem também estudo suficiente garantindo que tem que é indicado usar. Então o melhor é: se puder, é não usar, apesar dos estudos não gostarem. Risco de má-formação as marcas principais são: wellbutrin, especialmente obtém XL que é o medicamento de referência no Brasil e que dxl que ele de liberação prolongada para uma tomada o dia. E também a gente tem outras opções como o Zetron XL, multi, um XL entre outras marcas.

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que você já tomou bupropiona, você acha que é uma boa medicação para você. Ver o certo, conta aqui para mim. E não se esquece de se inscrever para receber os próximos vídeos.

Fonte
BUPROPIONA | TUDO SOBRE PSIQUIATRIA | JULIA TRINDADE por TUDO sobre PSIQUIATRIA