Pular para o conteúdo

Infecção pelo vírus da gripe: como acontece e sintomas.


A gripe é uma infecção viral aguda transmitida através das linhas aéreas, também conhecida por influenza. Ela é erroneamente confundida com resfriado e outras viroses. A gripe, diferente das outras viroses respiratórias ou resfriados, é causada por um vírus específico, o vírus influenza.
A cada ano, o vírus influenza circulante muda algumas de suas características. Essas mudanças que ocorrem no vírus podem torná-lo mais ou menos agressivo para o ser humano. O vírus influenza entra pela via aérea superior e penetra nas células do hospedeiro, onde vai se multiplicar. O pulmão é o principal alvo do vírus influenza, mas pelo caminho até o pulmão, ele encontra outras células que também serão acometidas, gerando reações inflamatórias na parede do sistema respiratório.
A fase inicial dessas reações inflamatórias se dá no período conhecido como fase de incubação, que termina quando a reação inflamatória já se estendeu bastante para iniciar os sintomas. Os vírus influenza são subdivididos em três grupos: A, B e C, porém, raramente causam infecção clínica em seres humanos e não sofrem grandes variações.
O tipo A infecta seres humanos e animais, e o tipo B infecta somente seres humanos. O vírus influenza, principalmente o tipo A, têm uma grande capacidade de se modificar, apresentando-se antigenicamente diferente com grande frequência, e possui em sua superfície duas proteínas em especial: a hemaglutinina e a neuraminidase.
A hemaglutinina do vírus influenza se liga à célula humana e abre passagem para entrada do vírus. O vírus se utiliza do material genético do núcleo da célula para se replicar. Depois de replicado, novamente com a ajuda da hemaglutinina, os novos vírus se exteriorizar e a neuraminidase se responsabiliza em quebrar as ligações do vírus com a superfície da célula, permitindo que eles disseminem, infectando outras células do organismo.
Atualmente, para diagnóstico, existem os kits de teste rápido e os exames laboratoriais que, apesar de eficientes, são de alto custo, o que aponta para a necessidade e importância do diagnóstico clínico. Se o paciente estiver em local de surto de gripe ou se teve contato com alguém infectado, o diagnóstico clínico pode ser feito se houver início súbito de febre, mas pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, biologia, mal estar geral. Após 48 horas do início dos sintomas, a infecção já estará disseminada.
Fonte: Como ocorre a infecção pelo vírus da gripe por marcelosmith1972