Mães aprendendo sobre a fimose em meninos
Uma das primeiras coisas que a gente aprende ao ter um bebê é a maneira correta de limpá-lo e trocar as fraldas. E sim, limpar o bumbum de menina é diferente de limpar o bumbum de menino. Na hora do banho, principalmente, é necessário abrir o prepúcio para limpar bem. Daí que surgem muitas dúvidas, então o programa de hoje é mais para quem tem meninos.
Para nos ajudar a entender mais sobre a fimose em meninos, convidamos o pediatra Dr. Zan Mustacchi. Vamos conversar também com a mãe Regina, que é a mãe do Lucas, de 1 ano e 4 meses. A Regina tem outros dois meninos que precisaram de cirurgias para correções na fimose.
Segundo o Dr. Mustacchi, a fimose é o comprometimento que impede o fechamento importante da pele que cobre a glande, que é a cabeça do pênis. Ela pode se desenvolver e está relativamente associada a um processo inflamatório do fechamento do orifício que permite a exposição da glande. Quando essa pele não consegue ser arregaçada, ocorre a fimose.
O médico ressalta que a fimose é um processo evolutivo e as crianças não nascem com fimose. Mesmo assim, existe um procedimento que evita muitos problemas futuros, como a indicação cirúrgica. É algo que vai se desenvolver, e a cirurgia precoce é mais indicada.
Para quem tem dúvidas sobre como tratar a fimose em meninos, Dr. Mustacchi orienta a utilizar uma pomada anti-inflamatória para facilitar o descolamento do prepúcio. Ele também enfatiza a importância de respeitar o tempo necessário para o descolamento e não forçar nenhuma estrutura anatômica e fisiológica. Em alguns casos, é indicada a cirurgia corretiva.
A cirurgia é relativamente simples e rápida, geralmente realizada com anestesia geral em pediatria. A recuperação pode ser chatinha, mas em média é de dez dias.
Outra questão respondida pelo Dr. Mustacchi é sobre o peito escavado em crianças. Segundo o médico, trata-se de uma conformação torácica estética e não gera problema nenhum quanto a respiração e função.
Caso as mães ainda tenham dúvidas, Dr. Mustacchi aconselha a procurar o pediatra e não forçar nada que possa prejudicar o bebê. É importante lembrar que a fimose é um problema comum em meninos e deve ser tratada adequadamente.
Fonte: Quando a cirurgia da fimose é indicada? | Momento Papo de Mãe por TV Cultura Papo de Mãe