Pular para o conteúdo

Incontinência fecal na lesão medular: causas e prevenção


Olá, tudo bem com você? Bem-vindo ao canal. Seguindo essa série sobre incontinência urinária, bexiga neurogênica e cateterismo vesical, hoje vou falar sobre incontinência fecal.
A continência fecal é um problema que afeta grande parte de nós deficientes. Além de um incômodo, geralmente é muito constrangedor e pode atrapalhar nossa vida social, conjugal e até causar problemas psicológicos. Algumas pessoas acabam se afastando do convívio social ou evitando relacionamentos por causa desse problema.
Antes de abordar os problemas e possíveis soluções, é importante entender como funciona o intestino. O intestino funciona por meio da inervação que sai da medula e controla sua utilidade, que é a contração muscular do intestino para fazer com que as fezes caminhem até a saída. A inervação também controla o esfíncter, que segura as fezes e informa o cérebro que a porção final do intestino está cheia e é hora de ir ao banheiro para eliminá-las.
A incontinência fecal ocorre quando há perda involuntária de gases e fezes, ou seja, quando não é possível controlar sua saída. Isso pode acontecer devido a vários fatores, como traumas locais, problemas neurológicos (como traumas cerebrais, lesões medulares, esclerose múltipla e outras doenças degenerativas), lesões musculares no assoalho pélvico, problemas congênitos ou até mesmo em pacientes idosos.
Além do problema da perda de fezes, a incontinência fecal pode estar ligada à diminuição da motilidade intestinal, o que pode levar a um destino “preguiçoso” e dificuldade na eliminação das fezes. Para melhorar esse aspecto, é importante educar o intestino, fazendo massagens e toques retais regulares e aumentando a ingestão de fibras e líquidos.
Não se esqueça de que usar fraldas não é algo vergonhoso ou que diminui alguém. É muito melhor proteger-se do constrangimento e evitar sujar a roupa do que se preocupar com o que os outros vão pensar. Não há problema em utilizar fraldas se necessário.
Espero que essas informações ajudem quem sofre com incontinência fecal. Deixe seus comentários e compartilhe suas experiências. Não se esqueça de se inscrever no canal para receber mais informações e dicas úteis.
Fonte: Incontinência Fecal, Causas e como Evitar! – Lesão Medular por marcosmelojr