Pular para o conteúdo

Identificando os Sintomas da Trombose: Fatores de Risco e Prevenção


Sinais de que você pode estar com trombose e cuidados especiais
A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo no sangue. Ela pode ocasionar a obstrução total ou parcial dos vasos sanguíneos, principalmente das veias, podendo levar a uma trombose venosa profunda que atinge na maior parte dos casos os membros inferiores, nas pernas. A trombose venosa profunda causa dor e edema no membro e pode desprender pequenos ou grandes fragmentos de trombos que ao caírem na corrente sanguínea, vão causar embolia pulmonar, que pode ser fatal. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante, assim como o acompanhamento médico em caso de suspeita de trombose venosa profunda.
A coagulação, ou a formação de um coágulo, é resultado de uma série de reações no organismo, na tentativa de ajudar a reparar a lesão que aconteceu no vaso, por exemplo. Essas reações acontecem naturalmente quando ocorre uma perfuração de uma veia para coletar sangue para fazer exame. É o coágulo que vai fazer a reparação do vaso ali no local do furo, para barrar a sequência do sangramento. Existem uma série de fatores que vão estimular ou então inibir essa coagulação, e quando há um desequilíbrio entre esses fatores, aí sim acontece a formação de um coágulo maior, levando à trombose. A complicação maior é quando ocorre o deslocamento de um trombo, que pode levar a morte e acontece em 20% dos casos, além do risco de sequelas para o membro afetado.
Isso pode ocorrer com qualquer pessoa, mas existem alguns fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver a trombose:
– Predisposição genética;
– Gravidez;
– Imobilidade por de forma prolongada;
– Dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões ou ônibus;
– Terapia de reposição hormonal;
– Problemas de varizes;
– Cirurgias, pós-cirúrgico ou até mesmo durante a cirurgia;
– Hipertensão;
– Colesterol alto;
– Arteriosclerose;
– Diabetes.
Fique atento se você tem alguns desses problemas que predispõem à trombose. Além disso, existem alguns sintomas que podem indicar que você está com trombose. No membro afetado, pode acontecer inchaço, vermelhidão, calor no local, dor, uma sensação de peso, rigidez da musculatura local e uma coloração azulada/arroxeada. No caso da trombose arterial, pode apresentar dor no peito, fraqueza de um lado do corpo e mudança repentina do estado mental.
Para evitar a trombose é importante adotar alguns cuidados especiais, como:
– Movimentar-se regularmente;
– Evitar ficar sentado ou em pé por longos períodos de tempo;
– Usar meias elásticas, principalmente em situações como viagens longas;
– Ter uma alimentação saudável, rica em alimentos anticoagulantes (alho, cebola, ginseng, canela, óleo de linhaça, azeite de oliva, entre outros);
– Acompanhamento médico e uso de anticoagulantes, se necessário.
Caso você desconfie que esteja com trombose, é importante procurar um médico imediatamente, para evitar maiores complicações. Lembre-se, seu corpo é seu templo, cuide bem dele!
Fonte: Sinais de que você pode estar com trombose por Angela Xavier