Pular para o conteúdo

Identificação de sinais de risco de autismo com Dr. Thiago Lopes.


Olá, eu sou o Tiago Lopes, Doutor em Psicologia e especialista em autismo e desenvolvimento infantil. Hoje gostaria de falar sobre como identificar crianças de risco para autismo, especialmente em bebês, e como podemos ajudar mães e profissionais nesse processo.
É importante saber que os sinais de risco em bebês não são necessariamente os mesmos que em crianças de 2 a 3 anos de idade. Por exemplo, um bebê de 10 a 12 meses com sinal de risco não estará ponta de pé, já que ainda não anda. Por isso, é importante conhecer e entender a Escala de Autismo em Bebês, como a Autismo Observation Scale-2 (AOS-2), que pode ser um instrumento útil para avaliar esses sinais.
No meu canal do YouTube, Tiago Lopes, eu fiz um vídeo específico sobre sinais de risco em bebês, com mais detalhes sobre a escala e 19 sinais que podem indicar risco de autismo. É importante lembrar que mesmo que a criança apresente apenas um ou alguns desses sinais, pode ser um sinal de risco e precisar de uma avaliação mais específica.
Alguns dos sinais de risco incluem a falta de contato visual frequente, falta de vocalização e direcionamento da voz para o interlocutor, gestos incomuns, objetos de preferência, pobreza de imitação, falta de partilha de interesses e afeto durante as rotinas, evitação do contato visual e fixação excessiva em objetos, entre outros.
É importante lembrar que esses sinais não devem ser vistos isoladamente e não são exclusivos do autismo. Por isso, é importante que mães e profissionais busquem ajuda de especialistas para avaliar e interpretar esses sinais.
Com o diagnóstico precoce e intervenção adequada, é possível melhorar muito a qualidade de vida e o desenvolvimento de crianças com autismo. Portanto, fique atento aos sinais de risco e busque ajuda especializada.
Fonte: “Se tiver 5 sinais, já é risco para AUTISMO” – Dr. Thiago Lopes por Dr. Thiago Lopes Desenvolvimento Infantil |Autismo