Pular para o conteúdo

Alivie a dor nos ombros, pescoço e cervical com esta técnica.

Como aliviar dores nos ombros

Você já sentiu como se estivesse carregando o mundo nas suas costas? Conhece a síndrome de Atlas? Para ajudar a aliviar dores nos ombros, precisamos prestar atenção ao nosso corpo e usar técnicas adequadas. A síndrome de Atlas é inspirada na história do gigante Atlas da mitologia grega, que foi condenado a carregar o mundo nas suas costas. Na vida real, as nossas dores podem ser causadas por diversos fatores, como posturais, nutricionais, emocionais ou inflamação na bursa, e podem até mesmo ser confundidas com sinais de infarto. As dores nos ombros podem ser limitantes e impedir as pessoas de realizar tarefas simples do cotidiano.

Causas das dores nos ombros

Uma pesquisa da USP constatou que a dor no ombro é prevalente em 24% das pessoas que têm qualquer dor, e que as mulheres com mais de 55 anos são as mais afetadas com essa queixa. Trabalhar em frente ao computador também pode ser um gatilho para essa dor tão comum e limitante. Nós passamos muitas horas nas telas atualmente, o que pode sobrecarregar nossos ombros.

Como aliviar dores nos ombros

Para ajudar a aliviar as dores nos ombros, a fisioterapeuta Kelly Lemos indica a técnica do Método Seiva de Cura. O movimento suave ajuda na plasticidade do seu cérebro, reprogramando a dor.

Passo a passo do Método Seiva de Cura

  1. Sente-se em uma posição confortável em um ambiente seguro, feche os olhos e perceba o seu corpo. Qual é a sensação nos seus ombros?
  2. Leve vagarosamente o seu ombro direito para frente e o esquerdo para trás. Esse movimento vai ajudar o seu cérebro a usar sua coluna e sua pelve para ajudar o ombro a relaxar. Repita o movimento algumas vezes.
  3. Levante o ombro direito e o ombro esquerdo para cima e para baixo, vagarosamente e suavemente.
  4. Gire seus ombros para trás e para frente, mais uma vez com movimentos suaves e devagar.
  5. Observe como seus ombros estão se sentindo agora depois desses movimentos.
  6. Você pode fazer pausas para sentir o efeito de cada movimento em seu corpo, para dar tempo ao seu cérebro para processar as novas sensações.
  7. Ao final, levante-se e caminhe, observe o efeito desses movimentos em seu andar. Experimente mais movimentos como esses.

Esses movimentos simples ajudam a liberar analgésicos naturais em seu cérebro, além de modificar sua percepção e estado emocional. Pratique esses movimentos algumas vezes por semana e observe a melhora em suas dores nos ombros.

Para mais técnicas e exercícios, acompanhe as redes sociais da fisioterapeuta Kelly Lemos e participe das lives ao vivo, todas as terças e quintas às 9h da manhã. Compartilhe com as pessoas que têm dor e vamos transformar a vida delas de forma natural e sem dor.

Fonte: Aprenda a técnica para aliviar a dor nos ombros, pescoço e cervical por Kelly Lemos | Dor Crônica