Pular para o conteúdo

Hiperplasia da próstata: causas, sintomas e tratamentos.

Hiperplasia Prostática Benigna: Entendendo o Crescimento da Próstata

Olá pessoal, eu sou Rafael Paulete, urologista. Hoje eu gostaria de abordar um tema muito interessante: a Hiperplasia Prostática Benigna, nome bem grande para descrever o crescimento da próstata. Muitas vezes, um paciente de 60 a 70 anos chega aqui com um aumento dessa próstata e pergunta: “Doutor, minha próstata tá grande, é normal para a idade?” O que eu falo é que, necessariamente, o termo “normal” é um pouco complicado para se usar nessa situação. O normal seria ela permanecer com 25 a 30 gramas, porém é bem comum que ela aumente e não necessariamente esse aumento irá levar o paciente a algum sintoma ou a ter alguma doença. Mas é importante frisar que a normalidade da próstata é de 25 a 30 gramas. O que é bem raro encontrar pacientes mais velhos com próstatas desse tamanho. Comumente, encontramos pacientes que já têm algum aumento da próstata.

Por que batemos tanto nessa tecla? Porque o aumento da próstata pode ocasionar diversos sintomas no homem e muitas vezes, como ele é lento e gradual, um homem não percebe ou ele se acostuma com esses sintomas. E quais são esses sintomas? Urina fraca, jato urinário fraco, demora mais para urinar, paciente que acorda várias vezes à noite para ir ao banheiro, frequência maior durante o dia, sensação eminente de ir no banheiro com pressa… isso pode ser um sintoma causado pelo crescimento da próstata. É importante passar no médico, fazer aquele checar e fazer exame de sangue para ver as taxas de colesterol, açúcar e também ver como está a função da próstata.

O que eu digo ao meu paciente é: seu braço tá ficando um pouco mais fraco? É porque você já tá ficando um pouco mais velho. Que sua bexiga tem que ficar mais fraca? Que sua urina tem que ficar mais devagar? Vale a pena passar no seu médico porque muitas vezes, o tratamento será, primeiramente, medicação. Em algumas situações, pode-se utilizar cirurgia. E quando falamos em cirurgia para próstata crescida, não necessariamente é necessário cortar. A gente consegue fazer de maneira minimamente invasiva, é uma cirurgia da próstata crescida que não é câncer e é excelente para preservar a vida do paciente.

Fonte: Hiperplasia prostática por Rafael Pauletti