Pular para o conteúdo

Hemorragia Intracraniana Neonatal: Causas, Sintomas e Tratamentos

Bem, vou falar um pouco sobre Hemorragia Intraventricular em Recém-Nascidos que é uma anormalidade relativamente comum em crianças que nascem antes de 38 semanas ou com baixo peso, menor que dois quilos e meio. O cérebro dela nem sempre está bem informado assim como o sistema de coagulação, então somados as duas coisas, é muito comum essas crianças especificamente terem uma complicação neurológica que é a hemorragia intraventricular (HIV).

A HIV é mais comum em recém-nascidos prematuros, sendo que a maturação germinativa do cérebro pode ainda estar em formação, tornando a área sensível a sangramentos nessa região. Isso pode levar a complicações como a hidrocefalia. É possível fazer o ultrassom transfontanela para avaliar se o sangramento vai se resolver por si só ou se a criança vai precisar de intervenção.

O tratamento não é simples e é multidisciplinar. Nem toda criança que tem HIV vai precisar de válvula mas dependendo do caso, pode precisar de acompanhamento próximo, porque se o líquido começa a acumular e você deixa a criança desenvolver, pode ocorrer hidrocefalia.

As limitações para a cirurgia de neurologia em crianças muito pequenas podem ser muitas, mas o papel do agente neurocirurgião é basicamente observar o caminho que esse sangramento vai seguir e se a hidrocefalia vai se desenvolver. Avaliar quando vai dar pra fazer a tomografia nesta criança e ver a operação também pode ajudar muito o tratamento. Muitas vezes, será necessário também fazer uma tomografia e principalmente determinar quando será necessário colocar uma válvula.

Como essas crianças prematuras têm um sistema imunológico mais baixo, é comum elas pegarem infecção na UTI Neo e pode até ocorrer meningite. O cenário que a gente tem visto é que as crianças têm sobrevivido cada vez mais, mas o tratamento da Hemorragia Intraventricular ainda é um desafio.

Bem, eu falei basicamente o que é importante falar e principalmente as definições mais importantes pra gente neurocirurgião: quais dessas crianças vão precisar de válvula?

Fonte: Hemorragia Intracraniana no recém-nascido / neonatal por Julio Pereira – Neurocirurgião