Pular para o conteúdo

Hemofilia A vs Hemofilia B: Conheça as diferenças.

Hemofilia A e Hemofilia B

As hemofilias A e B estão no mesmo caminho da via de coagulação sanguínea, porém elas são causadas por genes diferentes, gerando dúvidas sobre sua semelhança. Os sinais e sintomas são praticamente os mesmos, mas a forma de produzir é um pouquinho diferente.

  • Hemofilia A: gene que causa mutação está dentro do gene Fator 8.
  • Hemofilia B: gene que causa mutação está dentro do gene Fator 9.

Os dois genes trabalham na via de coagulação sanguínea, ou seja, quando ocorre um ferimento e há sangramento, é necessário estancá-lo para cicatrizar o vaso que se rompeu.

Quando há uma mutação no gene do Fator 8 ou 9, ocorre uma alteração na produção das células que formam o coágulo e a cicatrização é prejudicada, gerando hemorragias e sangramentos excessivos.

A hemofilia A é mais frequente, com 1 a cada 4-5 mil homens acometidos no mundo, enquanto a hemofilia B é menos frequente, com 1 a cada 20 mil homens. Ambas são doenças sérias e requerem atenção para evitar hemorragias graves.

Na hemofilia B, os sangramentos com mais dificuldade de coagulação acontecem com muita intensidade na infância e tendem a se acomodar na puberdade, enquanto na hemofilia A isso não acontece.

É importante alertar os homens sobre o risco de hemorragia mais grave e buscar tratamento adequado.

Fonte: Diferenças entre Hemofilia A e B por Igenomix Brasil