Pular para o conteúdo

Hanseníase: causas, sintomas, tratamento e prevenção – Resumo Animado.

O assunto de hoje é sobre hanseníase. A hanseníase é uma das enfermidades mais antigas do mundo. Os primeiros relatos apareceram no século 6 antes de Cristo e supõe-se que a enfermidade surgiu no Oriente e atingiu outras partes do mundo por navegadores da época e tribos nômades.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que já foi chamada de lepra. A luta pela mudança da terminologia começou com o cientista brasileiro, mas foi concretizada através da lei 9.010 em 1995. A partir disso, o termo lepra é considerado pejorativo.

A hanseníase é causada pela exposição ao bacilo Mycobacterium leprae, que é o agente etiológico causador da doença hanseníase. Esse patógeno foi identificado como causador da doença por um médico norueguês em 1873.

Segundo o site do Ministério da Saúde, o número de casos no Brasil tem reduzido nesses últimos anos, mas o Brasil ainda é o segundo no mundo na detecção de casos com 17.979 novos casos registrados em 2020.

A hanseníase afeta os nervos periféricos e a pele, podendo também levar a uma série de incapacidades físicas. É transmitida pelas vias aéreas superiores por meio de contato com pessoas infectadas sem tratamento com um contato próximo e prolongado.

Após o contágio, a hanseníase possui um longo período de incubação que pode levar cerca de 2 a 7 anos para que comece a aparecer os primeiros sinais e sintomas. O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento. É feito exame físico e teste de sensibilidade térmico tátil e doloroso e exames laboratoriais específicos para identificar as possíveis áreas e lesões com alterações de sensibilidade ou comprometimento dos nervos periféricos.

Para prevenir é necessário manter a higiene adequada, não deixar de fazer a higienização correta das mãos, diagnóstico precoce e tratamento adequado. O tratamento da hanseníase é feito com a PQT (poliquimioterapia) disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e para ter acesso ao tratamento é necessário procurar uma unidade básica de saúde mais próximo de sua residência para realizar a avaliação e receber as orientações necessárias.

Quais são os sinais e sintomas que podem aparecer na pessoa com hanseníase?

  • Edema e dores nas articulações
  • Úlceras de pernas e pés
  • Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, juntamente com a perda da sensibilidade ou alteração de sensibilidade
  • Diminuição da força muscular das mãos, da face e dos pés causado pela inflamação dos nervos
  • Dor e sensação de choque, agulhadas ou fisgadas ao longo dos nervos das pernas e braços
  • Nódulos no corpo que podem ser avermelhados e dolorosos
  • Sangramento, entupimento, ressecamento e ferida no nariz
  • Sensação de areia nos olhos, ressecamento e visão embaçada

Em caso de diagnóstico confirmado para hanseníase, oriente as pessoas com as quais você mantém contato próximo e regular, como familiares, amigos e colegas de trabalho, a procurarem orientação médica para serem examinados também.

Aproveite esse momento para assistir ao vídeo sobre Janeiro Roxo, onde falamos sobre a campanha de prevenção à hanseníase. Agradeço a você que chegou até o final desse vídeo e aproveite para curtir, compartilhar e se inscrever no canal. Até o próximo vídeo!

Fonte: O que é Hanseníase? | Causas, sintomas, tratamento e prevenção | Resumo Animado por Script da Enfermagem