Pular para o conteúdo

Guia sobre Adenomiose para Mulheres: Causas, sintomas e tratamentos.

Adenomiose Uterina: Tire suas Dúvidas

A adenomiose uterina é uma condição que pode aumentar o volume menstrual e causar cólicas e dores durante a menstruação em pessoas que têm adenomiose uterina. O útero pode ficar maior que o normal devido ao crescimento anormal das células de revestimento interior do útero, também conhecidas como endométrio. Geralmente, isso ocorre junto com outros problemas que afetam o útero, como a endometriose.

Os sintomas da adenomiose podem incluir aumento do volume menstrual, menstruação muito dolorosa e dor na parte inferior da barriga, mesmo fora do período menstrual. Se sentir esses sintomas, é recomendável procurar um médico. Embora nenhum dos exames disponíveis possa mostrar com certeza absoluta se você tem adenomiose, o ultrassom ou a ressonância magnética podem ajudar a sugerir o diagnóstico de adenomiose, mas apenas a biópsia do útero pode dar um diagnóstico definitivo.

O único tratamento definitivo para a adenomiose é a cirurgia para remover o útero (histerectomia). No entanto, existem outras opções de tratamento que podem reduzir o sangramento e as cólicas aumentadas causadas pela adenomiose, incluindo o uso de DIU, o Mirena, a embolização das artérias uterinas e medicamentos como anti-inflamatórios e pílulas anticoncepcionais. Se você deseja engravidar, é importante conversar com seu médico para discutir outras opções disponíveis.

Esperamos ter ajudado a esclarecer algumas das suas dúvidas sobre a adenomiose. Se você tiver outras dúvidas, não deixe de procurar um ginecologista para obter mais informações.

Fonte: ADENOMIOSE: O QUE TODA MULHER PRECISA SABER por Renato Hosoume