Pular para o conteúdo

Adenomiose: Sintomas e Tratamento para Problemas no Útero

Adenomiose – O que é e como tratar

Olá, eu sou o Doutor Diego de Marca do canal O Médico da Mulher e vou falar sobre uma doença que cada vez mais comum: adenomiose.

Adeno significa glândula e meiose significa músculo. É quando o músculo do útero fica com uma textura meio glandular, modificando-se com uma penetração da parte interna dele que é o endométrio para dentro do miométrio, fazendo com que o músculo do útero fique esponjoso com poros, ou seja, ele começa a não conseguir se contrair direito como músculo e, consequentemente, vai acabar sangrando mais, terá uma tendência maior a sangramento e, como acumula sangue no meio das fibras do músculo, ele vai ter mais cólica e o útero vai ter um aspecto borrachudo. O útero, geralmente, é um órgão durinho quando a gente aperta ele, e quando a gente vê o útero com adenomiose, a gente aperta ele e ele fica como se fosse uma esponja mesmo, amolecido no ultrassom e a gente enxerga vezes cistos, até uma perda da textura. Ele fica com umas cores diferentes, assim como vários tons de cinza.

A mulher geralmente chega ao consultório reclamando que está com sangramento aumentado, que o sangramento aumentou em quantidade ou então em dias ou então ela vai reclamar que está com muita cólica durante a menstruação. Essa é a queixa mais comum da adenomiose. Em alguns outros casos, a gente vai descobrir sem querer, faz um ultrassom para alguma coisa e descobre que tá com adenomiose porque ela toma algum método, ela usou Mirena ou algum implante e aí ela acaba não sangrando tanto e ela não se dá conta de que tem a doença, né. A gente vai descobrir só no exame. E não esquece que eu tenho um vídeo que eu falo sobre várias causas de sangramento uterino aumentado de menstruação excessiva. Dá uma olhada nesse vídeo aqui que ele vai te ajudar que às vezes não vai ser adenomiose e até o problema. Então já fica ligada se você tá sangrando aumentada e não sabe o que é. Esse vídeo eu quero te ajudar.

A cura da adenomiose não existe, então é uma indicação muito comum retirar o útero, principalmente se a mulher já não quer mais ter filhos e ela tá sangrando demais com muita cólica. É um motivo sim para gente fazer a histerectomia, sobre a qual eu explico bem nesse vídeo aqui. Dá uma olhadinha lá sobre como é a retirada do útero, se você teve indicação de fazer essa cirurgia. Mas antes da cirurgia, a gente pode tentar um tratamento clínico que seria com medicamentos, a gente vai tentar fazer diminuir a menstruação ou com anti-inflamatórios ou com o remédio para coagular mais rápido o sangue. A gente pode fazer o uso de métodos hormonais, uma pílula, colocar um DIU, colocou implante. Isso vai fazer o que reduz o sangramento e pode ser que a doença fique tolerável até que a mulher consiga entrar na menopausa e aí ela não precisa da cirurgia necessariamente.

Caso a mulher ainda não tenha tido os filhos e ela queira ter filhos, aí é uma situação que a gente precisa dar uma acelerada porque é uma doença progressiva. Quanto mais ela ficar, quanto mais tempo passar, mais pode tende a piorar adenomiose, então pode ser que chega um momento em que ela não consiga mais engravidar.

Conclusão

A adenomiose é uma doença comum nas mulheres acima de 30 anos que pode causar sangramento aumentado e cólicas intensas. O tratamento pode ser clínico, com medicamentos e métodos hormonais, ou cirúrgico, com a retirada do útero. É importante buscar ajuda médica ao apresentar sintomas de sangramento uterino aumentado e cólicas intensas para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Contato

  • E-mail: contato@omedicodamulher.com.br
  • Telefone: (11) 1234-5678

Não esqueça de curtir o vídeo, compartilhar com as amigas e se inscrever no canal O Médico da Mulher. Até mais!

Fonte
Adenomiose no Útero – Sintomas e Tratamento por Médico da Mulher