Pular para o conteúdo

Guia Completo sobre Toxoplasmose em Gatos: Causas, Sintomas e Tratamento.


Olá pessoal, meu nome é Roberto Azana e sou médica veterinária proprietário aqui daqui sem donos. Temos um consultório especializado em felinos e hoje vamos falar um pouquinho sobre toxoplasmose.
A toxoplasmose é uma doença parasitária transmitida por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Sua importância está no fato de que ela é transmitida dos animais para o homem, ou seja, é uma zoonose e pode causar sérias lesões em nós. Os gatos são os animais que mais apresentam risco de transmissão da toxoplasmose, mas a doença pode ser encontrada em diversos animais, como aves, roedores e suínos.
O animal quando ele nasce não é portador da doença, um gato não nasce com toxoplasmose. Ele se contamina através da ingestão de caça ou carnes mal passadas e cruas. É a partir do momento que o gato ingere esse alimento que vem essas cargas que acontece. Ele faz em torno de uma semana e começa a liberar o oócistos. Os oócistos são esses que a gente tem que se preocupar. Só que eles só são infectantes e só vão fazer mal para nós de três a cinco dias depois de estarem em um ambiente. Por isso, a pessoa que limpa a caixinha de areia todos os dias e que tem uma higiene e um cuidado maior com isso, não corre risco de se contaminar.
O gato elimina durante uma a três semanas. Então, vamos dar um exemplo prático: o gato saiu para a rua hoje é um gato que é negativo, ou seja, nunca teve contato. É importante saber se é um gato que é negativo, nunca teve contato com o toxoplasma. Se ele saiu para a rua hoje e comeu um rato contaminado, vai passar uma semana e ele vai começar a eliminá-los. Ele vai eliminando durante aquelas uma a três semanas. Está então nesse período que ele está eliminando fora isso nunca mais ele vai lá. Ele só elimina nesse curto espaço de tempo ao longo da vida dele.
Normalmente, os animais entram em contato e não desenvolvem a doença. O gato pode ser um portador assintomático, por isso também é chamado de vilão. Se por acaso ele for um portador e começar a desenvolver sintomas, os sintomas estão relacionados conforme órgão que for atingido pelo parasita. Podem ser sintomas oftálmicos, neurológicos, às vezes até respiratórios ou diarreia. Isso tudo vai variar de acordo com o órgão atingido e a onde ele causou um certo grau de necrose.
O tratamento, conforme falamos antes, vai depender dos órgãos e dos sintomas. Normalmente é feito à base de antibiótico-terapia e é um tratamento mais longo, leva em torno de 30 dias. É importante saber que ele não pode ser abreviado. Ele tem que ser feito por todo o período correto. Sempre lembrando que é preciso procurar um veterinário para fazer todo o diagnóstico, tratamentos e exames.
A prevenção é a primeira coisa que a gente faz. É importante saber se o gato tem ou não anticorpos. No momento em que é feita a sorologia e é detectado que o gato nunca teve contato, é necessário evitar que o gato saia à rua. Dessa forma, ele não vai caçar, não vai comer roedores nem entrar em contato com o Brasil. Além disso, é importante que a carne dada para o gato seja congelada e bem passada.
Agradeço a presença de todos vocês aqui assistindo e digo que estamos à disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida. Basta colocar nas perguntas que assim que possível a gente responde. Obrigada e até mais.
Fonte: Tudo sobre Toxoplasmose em Gatos por Nofaro plano de saúde animal