Micose: o que é e como prevenir
No vídeo de hoje vamos falar sobre micose ou dermatofitose, que é a presença de fungos em uma região da pele. Pode ser no couro cabeludo, em regiões de dobra (como virilha e regiões interdigitais) e também nas unhas.
Os fungos se aproveitam principalmente de ambientes quentes e úmidos, por isso é importante evitar o uso do mesmo calçado todos os dias e o uso indiscriminado de bonés e chapéus, além de não lavar o cabelo e sair com ele úmido e tampado com esses acessórios.
A micose é transmissível e pode ser adquirida em ambientes públicos como duchas de academia, clubes e saunas. Por isso, é recomendado o uso de chinelos de borracha em banheiros compartilhados. A presença de fungos pode se manifestar até 15 dias depois do contato inicial e o tratamento pode demorar de 30 a 60 dias.
A presença de fungos nos pés é chamada de tinea pedis ou micose dos pés. É comum haver descamação na região interdigital dos dedos, com formação de bolhas e vermelhidão local.
Já a micose no couro cabeludo é chamada de tinea capitis e pode causar alopecia (queda de cabelo) ou regiões no couro cabeludo onde não há pelo. Na região da virilha, o acúmulo de pelos pode diminuir na região da lesão.
A micose de unha pode fazer com que ela fique enfraquecida, quebradiça e com acúmulo de ceratose subungueal. O tratamento pode ser feito com medicamentos via oral ou tópicos, mas é importante o uso correto e contínuo do produto para evitar o surgimento de fungos mais resistentes.
Para prevenir a disseminação da micose, é importante evitar compartilhar ambientes, roupas e objetos pessoais, além de manter as regiões do corpo que acumulam mais umidade bem secas e evitar abafá-las.
Se você gostou deste conteúdo, inscreva-se em nosso canal no YouTube e siga-nos nas redes sociais.
Fonte: Micose (ou Dermatofitose) ✅ O que é? Como tratar? Como evitar? Tipos de micoses. por Dr. Marcos Kawasaki