Pular para o conteúdo

Guia completo sobre Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: sintomas, causas e tratamento


Olá, meus queridos! Sejam bem vindos a mais uma vídeo aula aqui do canal Vídeoaula de Biologia. Sou o professor Davi Barbosa e nesta aula eu vou comentar com vocês sobre os distúrbios da tireóide. Vou falar sobre hipotireoidismo e hipertireoidismo. Aproveite a aula!
Falando da tireóide, especificamente dos distúrbios desta glândula, temos o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
Os hormônios da tireóide são o triiodotironina e hormônio tiroxina, responsáveis pelo metabolismo energético. O hormônio Calcitonina é outro hormônio da tireóide que atua no controle do cálcio no sangue. Por isso, os distúrbios da tireóide estão relacionados principalmente com estes dois hormônios.
O hipotireoidismo é caracterizado por uma baixa função da tireóide, ou seja, a tireóide funciona pouco ou não funciona e deixa de produzir seus hormônios. Isso resulta em uma queda metabólica e um comprometimento geral das funções cognitivas e motoras.
As causas do hipotireoidismo são principalmente a tireoidite de Hashimoto, que é uma inflamação da tireóide, além de outras causas menos frequentes. Os sintomas incluem intolerância ao frio, sonolência, fadiga, ganho de peso, obstipação e depressão. O tratamento é feito com hormônio levo-tiroxina.
O hipotireoidismo congênito é uma condição rara que acontece quando a tireóide não se desenvolve de forma adequada durante o período fetal. A deficiência mental e baixa estatura são sintomas característicos.
Já o hipertireoidismo é caracterizado por uma produção excessiva dos hormônios da tireóide, principalmente hormônio tiroxina. As causas mais comuns são a doença de Graves e o bócio tóxico difuso, que são doenças autoimunes, além da ingestão excessiva de iodo e o adenoma tóxico.
Os sintomas do hipertireoidismo incluem agitação, irritabilidade, fraqueza muscular, insônia, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, intolerância ao calor e perda de peso. O tratamento pode ser feito com radioterapia, medicamentos e cirurgia.
Uma condição clínica característica do hipertireoidismo é o exoftalmia, que é um olho grande e saltado, resultado do aumento da produção dos hormônios da tireóide.
Espero que tenham gostado da aula de hoje. Até a próxima!
Fonte: Hipotireoidismo e Hipertireoidismo por Prof. Davi Barbosa – Videoaula de Biologia