Pular para o conteúdo

Guia completo sobre corpos estranhos em ouvidos, nariz e garganta.


Olá! Sou médico otorrinolaringologista e seja muito bem-vindo a mais um vídeo aqui no nosso canal. Hoje, o tema será a presença de corpos estranhos em nariz, ouvido e garganta, uma condição comum em emergências de otorrinolaringologia.
Aproveite que você está nos assistindo e se inscreva no nosso canal, não esqueça de ativar as notificações.
Então, pessoal, nesse vídeo vamos falar sobre os corpos estranhos em região de ouvido, nariz e garganta. É uma condição comum que a gente vê nas emergências de otorrinolaringologia.
Começando pelos corpos estranhos no nariz, essa é uma condição mais comum em crianças. É aquela criança que, por acidente, coloca um corpo estranho no nariz. Geralmente, são grandes como milho, grão de feijão, esponjas de sofá, borrachas, entre outros.
O que acontece geralmente é que a criança coloca em um lado só, e a mãe começa a perceber desavisada aquela secreção fétida somente de um lado do nariz. Começa a achar estranho e vem até a emergência ou aqui no consultório relatando a presença de algo que está diferente no nariz. Quando a gente vai ver, realmente, é o corpo estranho dentro do nariz da criança.
Dependendo do caso, a gente faz a remoção no consultório ou no centro cirúrgico. Existem casos difíceis de se remover esse corpo estranho.
Já falando sobre o corpo estranho no ouvido, também é comum nessa região, principalmente em crianças. A gente vê grãos de feijão, grão de milho, ou até mesmo bicho/inseto dentro do ouvido. Pode acontecer em adultos, como com um grafite de uma lapiseira. Coçando o ouvido, fica o grafite dentro do ouvido.
E nesses casos, o que mais preocupa é a membrana do tímpano, pois se o corpo estranho não for removido, pode haver inflamação e pode se estender até a membrana. Muitas vezes, o próprio pé da mosca perfura a membrana do ouvido, e pode desenvolver uma condição que preocupe lá na frente. Então, tem que ser removido.
Por último, vamos falar sobre o corpo estranho de garganta na emergência. O que é mais comum é espinha de peixe em pacientes adultos que, geralmente, estão se alimentando com peixe. Eles percebem que engoliram uma espinha e fica com a espinha presa na garganta.
Aí, nesses casos, a gente realiza uma laringoscopia procurando essa espinha. Muitas vezes, pode ser que essa espinha tenha descido ou ela mesma fica lá fixa na mucosa da laringe ou faringe. E nas crianças, temos que nos atentar para as moedas. Muitas crianças engolem as moedas e elas ficam retidas no esôfago.
Então, pessoal, esse vídeo é para alertá-los que têm crianças em casa, para cuidar do ambiente da casa, não deixar aqueles brinquedos que tenham peças pequenas, não deixar a criança em contato com grãos de milho, grão de feijão, qualquer objeto pequeno que possa, por ventura, colocar tanto no ouvido, como no nariz. Isso aí pode gerar alguma dor de cabeça.
Por isso, é muito melhor prevenir. Aproveite e compartilhe com amigos e familiares. Se viu, não esqueça também de deixar os comentários. Até o próximo vídeo.
Fonte: Tudo sobre corpo estranho de Ouvido, Nariz e Garganta por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza