Pular para o conteúdo

Apendicite: Sintomas e informações importantes sobre a doença.

Olá pessoal, eu sou o Doutor Marcelo Werneck, Coloproctologista. Hoje vou falar sobre um assunto que muitas vezes nem chega até o coloproctologista porque é operado em emergência. Esse assunto é apendicite.

O que é o apêndice? É uma inflamação e uma infecção na região do apêndice. É como se fosse um tubinho que sai de uma região do intestino grosso que se chama ceco. Esse tubo pode eventualmente ficar obstruído. Isso pode acontecer mais comumente no final da infância e no início da vida adulta.

Obstruir ele pode ser por um restinho de fezes que entra ali é seca e obstruir essa saída, e pode ser também por um momento dos tecidos de defesa do organismo que vão inchar e impedir essa drenagem. Daquela região fica cheia de bactérias. Afinal de contas, é do intestino e essas bactérias começam a se proliferar em um lugar fechado que não tem como treinar e aqui vai virar uma infecção mais séria. Pode inclusive romper o apêndice.

O que é apendicite supurada? A ruptura do apêndice. E qualquer problema disso, a infecção, quando ela supura, rompe, ela cai dentro do abdômen em volta dos intestinos. E isso vira uma infecção muito mais séria. A apendicite em geral é um diagnóstico que é feito no pronto-socorro e vai ser operado com a remoção do apêndice.

Existem casos em que é possível à condução clínica, em que se pode operar em alguns casos, mas tem que preencher alguns critérios: a pessoa tem que estar bem, tem que ter um ambiente hospitalar para acompanhar aquele direito e tratar com antibiótico. Normalmente, quem são os sintomas da doença?

A pessoa vai sentir normalmente uma dor difusa no abdome e essa dor vai aos pouquinhos se localizando mais pelo lado direito. Ela pode se manifestar em outras regiões da barriga. Também pode acontecer náuseas, vômitos, parada do intestino até febre. A febre já é um sinal de que a doença está progredindo. Então, a pessoa tem que procurar atendimento.

Então, o que a gente tem que saber sobre a banda? Uma pessoa que tem dor abdominal difusa começa localizar mal está esse tipo de sintoma. A pessoa tem que procurar um pronto-socorro para saber o diagnóstico. Pode ser até clínico. Um exame clínico muito sugestivo. O cirurgião já vai indicar provavelmente uma cirurgia ou a condução clínica ou exame de imagem, podendo ser uma tomografia, ultrassom ou exames de sangue.

Então, sentiu dor, deve procurar o pronto-socorro para ver o que é. Especialmente nessa fase, é o final da infância e início da vida adulta. Pode acontecer em outras fases da vida também em outros quadros podem mascarar a a princípio pode simular bem dita ti. Eu já vi casos de endometriose, inclusive câncer, que se manifestaram da mesma forma com apendicite. Então, sentiu dor, procure o pronto-socorro. Espero esclarecer as dúvidas sobre esse assunto. Fique à vontade para mandar perguntas. Até a próxima!

Fonte: O que é apendicite? Sintomas de apendicite. por Dr. Marcelo Werneck