Pular para o conteúdo

Guia completo sobre Adalimumabe: apresentação, mecanismo de ação, interação e cuidados de enfermagem

Alô a todos, o canal Alto Enfermagem. O conteúdo que vamos abordar hoje é sobre esse medicamento que chamamos de Adalimumabe. Ele é um imunoestimulante e também um anti-reumático. Nós vamos abordar os seguintes tópicos sobre esse medicamento:

  • A apresentação;
  • Nome comercial;
  • Mecanismo de ação;
  • Indicação e contraindicação;
  • Reações adversas e interações medicamentosas;
  • Principais cuidados de enfermagem.

E agora vamos detalhar cada um desses tópicos:

Apresentação e nome comercial

O Adalimumabe é apresentado em seringa com o volume de 0,8 ml e concentração de 40mg, sendo que é administrado por via subcutânea. O seu nome comercial mais comum é o Humira.

Mecanismo de ação

O Adalimumabe é um anticorpo monoclonal humano recombinante que liga-se seletivamente aos fatores de necrose tumoral-alfa (TNF-alfa), bloqueando sua interação com os receptores têm f de superfície celular p-55 e p-75 sem ativar a linfa toxinas que chamamos de Tnf Beta. Além disso, tem o efeito de diminuir a proteína C reativa. Esses são os principais mecanismos de ação deste medicamento.

Indicação e contraindicação

Esse medicamento é indicado para a redução e progressão da artrite reumatoide em adultos que não respondem a outros tratamentos antirreumáticos. Pode ser utilizado em monoterapia ou em associação com metotrexato ou anti-inflamatório não-esteróide analgésico e outros anti-reumáticos.

Este medicamento está contraindicado para pacientes que têm hipersensibilidade, pacientes que têm infecções, principalmente no caso de tuberculose e isto plasmose, e pacientes que apresentam doenças desmielinizantes. Além disso, esse medicamento está contra-indicado nos casos de uso concomitante com vacina de vírus vivos.

Reações adversas e interações medicamentosas

As principais reações adversas são agranulocitose, pancitopenia, celulite, colecistite, colelitíase, infecções como o caso da herpes zoster e reações de tuberculose. Além disso, o paciente pode apresentar linfoma, pneumonia, derrame pleural, carcinoma de mama gastrintestinal e urogenital.

Este medicamento pode interagir com metotrexato, diminuindo a depuração da Adalimumabe entre 29% e 144%. No caso de interação com imunossupressores, pode aumentar a predisposição a complicações.

Principais cuidados de enfermagem

O principal cuidado de enfermagem é orientar o paciente sobre a técnica correta de aplicação do medicamento via subcutânea. Além disso, é preciso monitorar as reações adversas e interações medicamentosas, como a diminuição da depuração em casos de interação com metotrexato. Também é importante evitar a auto-medicação e a aplicação do medicamento sem prescrição médica.

Esses são os principais cuidados que a equipe de enfermagem deve ter em mente para garantir a segurança e eficácia do tratamento com Adalimumabe.

Se você chegou até aqui, espero que tenha encontrado informações úteis sobre o medicamento Adalimumabe. Não se esqueça de se inscrever no canal, ativar o sininho de notificações e deixar o seu like.

Fonte: ADALIMUMABE: Apresentação, mecanismo de ação, interação e cuidados de #enfermagem por AUP Enfermagem