Pular para o conteúdo

Guia completo para fazer Balanço Hídrico em 2021


Balanço Hídrico: conceito e importância
O balanço hídrico é um processo fundamental de observação e registro da quantidade de líquidos que foram ganhos e perdidos no período de 24 horas. Através desse balanço, é possível anotar a quantidade de volume que o paciente ganhou e a quantidade de volume que ele perdeu, objetivando-se a observação do ganho ou perda de líquidos e eletrólitos.
É importante lembrar que o corpo humano é composto por um percentual de água que pode variar de acordo com a idade, sexo e outras características individuais. A água exerce funções essenciais no organismo, tais como o transporte de água e nutrientes para as células, a remoção de produtos de degradação, a hidratação e o controle hidroeletrolítico.
Para manter o equilíbrio hidroeletrolítico dentro do corpo, há diversos mecanismos que atuam para controlar a quantidade de água no organismo. Hormônios são mensageiros químicos que influenciam nesse processo, liberando a eliminação de água quando o corpo possui água suficiente e, de forma oposta, retendo líquido em casos de desidratação.
Os fatores que podem interferir no equilíbrio hídrico incluem atividade, hormônios sexuais, dieta, estresse e clima. É importante ressaltar que existem dois tipos de perdas de água: a perda sensível, que pode ser mensurada, e a perda insensível, que não pode ser mensurada. É necessário considerar ambos tipos de perda quando se realiza o balanço hídrico.
A enfermagem exerce um papel fundamental na realização do controle hídrico do paciente, anotando tudo que é administrado e eliminado, e somando e subtraindo no período de 24 horas. É importante lembrar que o balanço hídrico deve ser feito de acordo com a condição clínica do paciente, objetivando-se a obtenção de um saldo positivo ou negativo, de acordo com a necessidade.
Em caso de desequilíbrio hídrico, podem ocorrer alterações patológicas no organismo e a intervenção da equipe de saúde se faz necessária. Em terapia intensiva, o balanço hídrico é ainda mais importante e utilizado como um indicador para monitorar o estado de hidratação ou desidratação do paciente.
Portanto, através do balanço hídrico, é possível realizar um controle efetivo da hidratação e eletrólitos do paciente, além de ser um fator importante para o sucesso do tratamento.
Fonte: Aprenda Como Fazer Balanço Hídrico – AULA COMPLETA por Descomplica Enfermagem