Pular para o conteúdo

Guia Completo de Cateterismo Cardíaco – Parte 1: O que é, Como é Feito e Indicações.

Cateterismo: um exame importante para identificar obstruções nas artérias do coração

O cateterismo é um exame diagnóstico minimamente invasivo, geralmente realizado pela artéria radial do pulso ou pela artéria femoral da virilha. Ele tem como objetivo identificar obstruções por placas de gordura nas artérias coronárias do coração, avaliando o grau, extensão e distribuição das lesões. Com o diagnóstico preciso, é possível indicar o melhor tratamento para o paciente, que pode ser clínico, através da angioplastia ou cirurgia.

Vale ressaltar que o tratamento clínico é muito importante, independentemente do paciente precisar fazer uma angioplastia ou cirurgia. O cateterismo é realizado com anestesia superficial e local, proporcionando apenas um desconforto mínimo. O exame dura cerca de 15 minutos e é muito seguro, com baixo risco de complicações.

Prevenção de complicações

Antes do exame, é realizada uma entrevista com o paciente para identificar possíveis fatores de risco, como problemas renais prévios, uso de medicação anticoagulante ou outros medicamentos específicos. Também é realizado um exame clínico para avaliar a situação do paciente e tomar os cuidados necessários. O risco de complicações é muito baixo, geralmente relacionado ao sítio de punção, mas a utilização da via radial reduz consideravelmente esse risco.

Nós utilizamos no Hospital do Coração um contraste não iônico de baixa osmolaridade, minimizando os efeitos colaterais e reduzindo a chance de reação alérgica e lesões renais. Além disso, sempre usamos a menor quantidade possível de contraste para fazer o diagnóstico adequado.

O cateterismo é um exame fundamental para avaliar a saúde do coração e identificar possíveis obstruções nas artérias coronárias. Com o diagnóstico preciso, o paciente pode receber o tratamento mais adequado, garantindo uma evolução satisfatória.

Fonte: Cateterismo Cardíaco – Parte 1 por Hospital do Coração de Goiás