Pular para o conteúdo

Governo pode evitar interrupção de remédio contra alcoolismo.

Importância do medicamento dissulfiram

Olá, meu nome é Ronaldo Teixeira, diretor-presidente da SPDM. Hoje, eu gostaria de conversar sobre um medicamento muito importante em todo o Brasil que foi retirado de circulação pelo laboratório farmacêutico.

O dissulfiram foi aprovado nos Estados Unidos pelo FDA desde a década de 50 como uma grande ajuda nos casos de alcoolismo. Até hoje, é usado de forma muito importante, pois fundamentalmente ele diminui o metabolismo do álcool no fígado. Se a pessoa bebe, ela tem uma reação intensa da interação do álcool com o dissulfiram. A pessoa fica vermelha e passa mal, o que é um grande motivador para não continuar bebendo.

Essa é a medicação que os psiquiatras aqui no Brasil prescrevem de forma significativa. São muitas e muitas famílias que se beneficiaram desse medicamento, não só no alcoolismo, mas também quando o álcool é um gatilho ou facilitador para o uso de cocaína.

Hoje em dia, no Brasil, por causa desses dois fatores, é o remédio que as pessoas e famílias necessitam. Ele é barato, com o custo de 8 reais cada caixa com 20 comprimidos e só vai restar alternativa de algumas famílias que tiverem dinheiro poder importá-lo de outros países a um custo de 15 reais cada comprimido.

Tem muita gente que já entrou com uma ação na Anvisa e no Ministério Público Federal alertando esses dois órgãos do governo sobre a importância de se manter esse remédio para as famílias no Brasil. Eu espero que esse vídeo aqui motive as pessoas a lerem o que já escrevi no blog “Letra de Médico” da revista Veja recentemente, onde descrevo com mais detalhes a importância desse remédio, um remédio antigo, mas muito poderoso. Um grupo significativo de pessoas espera contar com o apoio de vocês nessa luta de estimular e apoiar o governo federal a retomar a produção da medicação antietanol para as nossas famílias.

  • Remédio dissulfiram é aprovado nos Estados Unidos desde a década de 50;
  • O medicamento é uma grande ajuda nos casos de alcoolismo;
  • Diminui o metabolismo do álcool no fígado;
  • Pessoas que bebem têm uma reação intensa quando tomam dissulfiram;
  • Psiquiatras no Brasil prescrevem esse medicamento de forma significativa;
  • É barato no Brasil, com custo de 8 reais cada caixa com 20 comprimidos;
  • Muitas famílias se beneficiaram desse medicamento;
  • Remédio é importante não só no alcoolismo, mas também quando o álcool é um gatilho ou facilitador para o uso de cocaína;
  • Grupo significativo de pessoas espera contar com o apoio do governo federal para retomar a produção da medicação.

Fonte
Governo pode impedir a interrupção de remédio contra o alcoolismo no país por Sua Saúde na Rede