Pular para o conteúdo

Giárdia em cães e gatos: sintomas, tratamento e prevenção – Vetsincera

Giárdia em cachorros: sintomas, prevenção e tratamento

Olá queridos amantes de cachorros, hoje vou ser sincera e direta: seu cachorro está com diarreia e você pode estar pensando que pode ser Giárdia. Mas você sabe o que é Giárdia? Neste vídeo, vou explicar tudo que você precisa saber sobre essa doença, desde como pegá-la, como tratá-la, quais são os sintomas e como preveni-la.

Giárdia não é um verme, mas sim um protozoário. Ele pode ser apresentado de duas formas, tanto em forma de cisto quanto em forma de trofozoíta.

O contágio acontece quando o animal, seja ele cachorro ou gato, ingere água ou algum objeto contaminado com os cistos eliminados pelas fezes de outro animal infectado. Alguns dos sintomas da Giárdia incluem diarreia, que pode ser com sangue ou não, vômito, febre e perda de peso. É importante ressaltar que a Giárdia pode ser transmitida para seres humanos.

Prevenção

Para evitar que seu cachorro pegue Giárdia, é necessário ter alguns cuidados, tais como:

  • Passar o recolhedor de fezes;
  • Evitar que o animal beba água de fontes desconhecidas;
  • Higienizar bebedouros colocados na rua;
  • Desinfetar com amônia quaternária o ambiente que o animal vive;
  • Evitar que o animal tenha contato com lugares contaminados por meio de roedores, pássaros, insetos, entre outros.

Além disso, há uma vacina que pode ser dada ao animal a partir dos 8 meses de vida, sendo necessário repetir mais uma dose com 21 dias. Depois disso, é necessário fazer o reforço anualmente.

Tratamento

O tratamento da Giárdia pode variar de um animal para outro, e o ideal é que um veterinário seja consultado. Normalmente, é necessário dar um antibiótico, um antiparasitário e, às vezes, um probiótico. Em alguns casos, o animal pode ficar muito mal e precisar ser internado.

Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre a Giárdia. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que ficarei feliz em responder.

Não esqueça de dar um like no vídeo e compartilhá-lo com um amigo que possa estar precisando dessas informações. Até o próximo vídeo!

Fonte: GIÁRDIA em CÃES e GATOS: O QUE É? SINTOMAS? COMO TRATAR? #VEMCOMAVETSINCERA por Vet Sincera