Pular para o conteúdo

Giárdia: Descubra os bastidores dessa doença gastrointestinal


O que é Giárdia?

O que é Giárdia?

Olá minha gente, tudo bem com vocês? Um beijo aí para todos vocês que me acompanham. O primeiro vídeo de 2018, enfim. 2018 a todos vocês, que nós possamos começar esse ano a arrasando. Falar em arrasando, a Giárdia também arrasa bastante por dentro. Do fim do BBB, então eu vou mostrar para vocês o que há por trás dos bastidores aí enquanto a Giárdia. Vamos lá, vamos começar.

Então, o pessoal aqui, vocês conseguem ver o rostinho da Giárdia que é um protozoário do intestino delgado que acomete cães, gatos e nós, seres humanos. Via de transmissão, há transmissão e a gente ela é fecal oral, então tem alguns exemplos aí que a gente vê ali pelo Brasil que acontece que pode pegar de arte como por exemplo, a criança é ali naquele bairro bem pobrezinho pessoal bem carente que não tem saneamento básico, né? É meio esquecida e pelo governo do futuro o que acontece a gente vai lá faz cozinha ali na terra no campinho de futebol, né? E essas crianças vão lá joga futebol no campinho que fizeram. Como é essa brincadeira estilo de arte contudo nem todos juntos, tá? E aí não lavam a mão. Como por exemplo, também cachorrinho falar de rua. Não é vacinado é nada de rua que acontece, ele vai fazer cozinha dele ali no meio da rua e chove tem uma coisa que se chama enchente. Entendeu? A pessoa não é igual jogar lixo no chão né que não sei, lixo no lixo, nunca ouviu falar. Vai lá e enche tudo. Leva a casa, leva móvel, leva tudo. Aí com tudo isso vem Giárdia e vencer. Essa pessoa vai lá mesmo na boa com a água, cai na boca da pessoa na hora que está ali na enchente. Gente, pegou Giárdia. Então Giárdia é falta de saneamento básico, é falta de higiene da pessoa e tem aquele problema né é de saúde pública dos cães de rua, ai no Brasil tem muito de rua. Então, o cão é um hospedeiro que espalha e que ajuda a espalhar a Giárdia também, tá? Então, é assim que se pega Giárdia. Transmissão fecal-oral.

Agora, vamos aos sinais clínicos. São que Bonito diarréia, diarreia com sangue, fraqueza, perda de peso, falta de apetite. Esses daí são os sintomas, tá bom, da Giárdia. Quanto à diarréia, lembra que eu falei para vocês que a Giárdia ela vai nas microvelocidades no intestino dentro daquelas cristas né das microvelocidades tem vaso ali. Então, às vezes, quando a pessoa tá muito atacada da ceasa com muita bem infectada mesmo pela Giárdia. Elas vão ali e tomando tanto ali os nutrientes, a água. Se alimentam tanto que chegou a sangrar. Por isso que às vezes a pessoa ou o animal fazem fezes com sangue, tá por causa das microvilosidades que ali que a festa é da Giárdia passa para vocês entenderem.

O diagnóstico é o exame de fezes, é o exame copa oparasitário. A gente pega as fezes do animal coloca num recipiente, mistura com uma solução e aí a gente espera e cistos né flutuar e na superfície é de uma pequena nome nasinho que a gente coloca ali no topo do recipiente e a gente espera um tempo e aí vai no microscópio e lê e vê essa lâmina e ver se tem os cistos ali ou até mesmo a Giárdia nadando fazendo aquela festa.

E vamos ao tratamento. Tá, cachorrinho pegou um taco diário, faz o quê né? A gente faz tratamento aí com antibióticos, é a base de sulfas, entre outros também, se o médico que vai dizer, tá? A gente, pelo amor de Deus né, a gente gosta muito a ivermectina que é uma medicação muito forte tem que ter muito cuidado gente, tá? Não é para auto medicar o animal pelo amor de Deus, tá? Cuidado. Temos aí também a panacor temos aí o dom tal, né? Então, a gente tem um leque de medicações que deve ser prescrita pelo médico veterinário. Não é você que vai fazer, tá? É ele que vai dizer, tá bom?

E finalmente, a gente vai à prevenção, pessoal. Existe uma vacina que se chama Giardawacs, lá é uma vacina importada do laboratório o ex, está bom? E ela faz aí a prevenção para que seu animal não pegue Giárdia já. Tá na gente, por mais que pareça ser uma doença b está uma doença bobinha, é melhor prevenir do que deixar acontecer depois correr atrás do prejuízo. Né, e fica mais caro porque ele só reclama que tudo é caro. Então, quem gastar muito a gente previne. A ideia de enchente que não acaba mais né? É quente, é homem, tem tudo para dar certo em tragédia e tudo pra dar errado com seu bebê. Pra você, lava a mão, seja higiênico. A gente, essa é a prevenção aí, tá?

Eu vou ficando por aqui, espero que vocês tenham gostado. Estou aqui bombando. Eu sei que o calor aí do Brasil também está rolando. Fevereiro chegando aí no Brasil. Um beijo para todos vocês. Se gostou do vídeo, curto, compartilhe e você que não inscrito no meu canal, tá? Pais chorando, quem não se inscrever, tá bom? Conhecer as coisas, tá bom? Um beijo pra vocês, fiquem com Deus. Tchau, tchau.

Fonte: #GIÁRDIA – O QUE HÁ POR TRÁS DOS BASTIDORES? por Dra. Jennifer Lake