Pular para o conteúdo

Fratura, luxação e subluxação: entenda as diferenças.


Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a diferença entre fratura, luxação e subluxação. Vamos esperar um pouquinho para evitar erros em provas acadêmicas, ok?
Então, a fratura é a quebra, rompimento ou separação do tecido ósseo, perdendo sua continuidade. Pode ser completa ou incompleta e ainda possui outros tipos de classificação de acordo com o aspecto anatômico da lesão.
Já a luxação, diferente da fratura, não tem a ver com a perda da continuidade de um osso, mas uma perda da continuidade da articulação. Ou seja, é o deslocamento repentino parcial ou completo das extremidades dos ossos que compõem uma relação. Em termos de luxação, é melhor falar que é o deslocamento completo, já que ao falar em deslocamento parcial, estamos falando de subluxação.
Subluxação é uma versão mais branda da luxação, ou seja, é quando o osso sai do lugar, mas não quebra, e ainda existe um certo contato entre os ossos. Um exemplo é uma lesão no ombro, que é muito comum em pacientes com a obesidade. Nesse caso, há um desnivelamento anormal entre o ombro e o corpo comprometido com a obesidade.
Espero que tenham gostado dessa explicação e ficado esclarecidos sobre as diferenças entre essas lesões. Não se esqueça de se inscrever no canal e ativar o sininho para não perder nossos próximos vídeos.
Fonte: Fratura, Luxação e Subluxação – Qual a diferença por Fisioterapia Para Concursos