Pular para o conteúdo

Tratamento para luxação de ombro com Franciele Wagner

Luxação de ombro: causas, tratamento e exercícios

Olá pessoal, tudo bom? Me chamo Francyelle Wagner e hoje iremos falar um pouco sobre luxação de ombro. Mas antes de iniciarmos o nosso assunto de hoje, para você que procura ser um profissional qualificado, deixa eu te oferecer três aulas totalmente gratuitas e online na área de operação física esportiva. Então, se você tem interesse de ser um profissional qualificado nessa área, te convido a clicar no link abaixo na descrição do vídeo, ok?

A luxação do ombro (luxação glenoumeral) será a perda anatômica da cabeça do úmero entre a cavidade glenóide. Esses eventos podem ocorrer em traumáticos e traumáticos sendo a maior incidência em atletas e os movimentos nessa luxação são rotações externas, extensões e abduções. A forma traumática ocorre após um mecanismo violento paciente com estrutura e a cápsula ligamentar previamente íntegros e a forma atraumática o paciente vai ter alguma alteração pré-existentes, ele já tem algum índice de luxações ou subluxações. Esses pacientes podem apresentar também alguma hipermobilidade em alguma articulação no seu corpo.

Sobre as causas, lesões do manguito rotador podem gerar uma luxação de ombro. Como eu falei antes, movimentos de extensão, rotações internas e abduções são comuns em luxações de ombro e uma vez que o ombro tenha sido luxado e havia tido um novo episódio de luxação, isso porque a força de deslocação do primeiro episódio leva a uma flacidez desse tecido mole que mantém a cabeça do úmero centrada.

O tratamento para esse paciente com luxação de ombro será o repouso e a série dos movimentos de ADM de forma progressiva com esse paciente, movimentos de ambos seguros, de forma a melhorar essa questão de dor. Paciente normalmente ele tem dor em decorrência disso. Realizado fortalecimento também, deterão fazer nas rotações internas do ombro, bíceps e também em abdutores. Então, restabelecer no início é com esse paciente esses movimentos primeiramente e após isso a gente faz o trabalho de fortalecimento para o paciente adquirir força muscular progressivamente.

O paciente também deve seguir algumas recomendações pós evento de luxação. É não realizar o movimento de abdução acima de 90 graus, não realizar exercícios de rotação lateral com grande amplitude e também não realizar manobras de mobilizações passivas ou das cápsulas e manobras que buscam ganhar um ângulo no arco de movimento. Essas ações devem ser feitas com muito cuidado porque só realmente é necessário em casos de algum bloqueio articular ou cápsulite adesiva, por exemplo. Então, a gente tem cuidado nessas manobras de mobilizações.

Sobre o procedimento cirúrgico com esse paciente de luxação de ombro, após 3 episódios ou mais de luxação, o paciente deve fazer um procedimento cirúrgico, mas antes de ser realizado, tem que ter feito o fortalecimento. Não adianta a gente encaminhar se a gente não fez uma avaliação completa com esse paciente, não realizou o fortalecimento específico com ele, então se ele continua, foi feita o fortalecimento, foi avaliado todos os mecanismos com ele, aí sim a gente encaminha ele para a cirurgia.

Exercícios para luxação de ombro

Agora, vou mostrar alguns exercícios que vocês podem vir a utilizar com esse paciente de vocês após uma luxação de ombro.

Os primeiros exercícios que a gente vai trabalhar são exercícios isométricos para a luxação de ombro. É só pegar um travesseiro e pedir para o paciente abraçar e manter apertando por 25 segundos e descansar. Isso vocês podem repetir umas 10 vezes, dependendo da situação do paciente. Outro exercício isométrico que vocês podem realizar também com pacientes de luxações de ombro é 90 graus, braço tem que ser encostado ao corpo do paciente, ele vai fazer uma força contra a parede com o punho dele. Ele vai manter por 3 segundos e vai soltar ou na frente, flexão.

Movimentos ativos para luxação de ombro: vocês podem abrir e realizar os movimentos de extensão, fazer também os movimentos de abdução. Lembrando que esses exercícios a gente tem que cuidar da fase que a gente vai ficar com o nosso paciente.

Esses exercícios só podem ser realizados com exercícios resistidos. Peguem uma faixa elástica e amarrem a maçaneta, por exemplo. Peça para o paciente realizar uma adução de ombro e mantém por 5 segundos mais ou menos, dependendo da situação do paciente. Realizem sempre apagando paraço e só para isso. Vocês que vão criar o critério de repetições por paciente.

Muito obrigada pela atenção de vocês, espero que vocês tenham gostado do nosso assunto hoje. Não esqueçam de curtir, compartilhar e nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal. Até a próxima!

Fonte: LUXAÇÃO DE OMBRO, COMO TRATAR! Com Franciele Wagner por FisioWork