Pular para o conteúdo

Fratura da placa: possíveis danos e implicações.


Bom dia senhores! Bem-vindos ao canalmax.com.br. Nós estamos aqui hoje para responder algumas perguntas feitas ao blog. Vamos responder uma pergunta sobre quebra do material de síntese, feita pelo Ricardo Pereira.
O Max é… Já realizei duas cirurgias na clavícula esquerda para implantação de placa metálica de osteossíntese. Porém, por duas vezes a placa quebrou. Uma vez na fisioterapia e outra depois de quase um ano da cirurgia. Isso foi verificado em exames de rotina. Será que o problema é do material da placa?
Essas placas são de um material existente muito bem. É um material de síntese. Quando a gente planta, sempre começa uma corrida. Quem vai vencer? A consolidação da fratura ou a placa vai quebrar? Quando o osso não colar a médio e longo prazo, a placa tende a entrar em falência, porque é um material que não tem resistência para aguentar as demandas fisiológicas do organismo eternamente.
Então, se a placa não colou, ela começa a trabalhar. Nesse momento, se o osso que ela está junta não consolidar, se continuar com um espaçozinho, ela vai continuar trabalhando. Em algum momento, essa placa vai falhar. É importante que você entenda porque a placa está quebrando. Muito provavelmente, a gente vai ter que olhar porque não está colando.
Então, há uma placa que não quebra. Em geral, está relacionada ao que a gente pode denominar de pseudoartrose ou falsa articulação. Para que a gente tenha um material desse índice, é importante que o organismo promova a consolidação, a fusão dos ossos. Se isso não ocorrer, a placa vai entrar em falência e quebrar uma vez, duas vezes, três vezes.
É importante, então, que a gente ajude o organismo de alguma maneira. Às vezes, precisa de estímulo biológico. Às vezes, precisa de enxerto. Existem coisas que fazem com que, em algumas situações, a gente consiga efetivamente ajudar o organismo.
É importante também que o paciente ajude. Não fume, não beba. Tenha uma boa alimentação, com verduras, legumes e proteínas. Tome leite e derivados do leite. Pega sol. Tudo isso para que a gente dê todos os substratos que o organismo necessita para que esse organismo consolide o osso.
Uma placa quebrando, em geral, significa que o osso não está colando. Se você tiver uma dúvida ou pergunta, escreva para nós em canalmax.com.br. Algumas perguntas são respondidas diretamente no blog. Outras, a gente consegue responder aqui no nosso canal no YouTube.
Fonte: Quebra da placa após fratura por Dr Marcos Britto