Pular para o conteúdo

Fobia social: o que é e como tratar o transtorno de ansiedade social


Olá!
Nunca fico nervoso para falar em público, mas uma entrevista de emprego parece que sempre gera a sensação de frio na barriga, tremedeira e suor frio. O medo e a ansiedade são emoções adaptativas e naturais. O medo é uma resposta a um perigo imediato e prepara o corpo para a luta ou fuga. A ansiedade surge antes de um evento que ainda não aconteceu e desperta a vigilância e cautela em nós. Geralmente, essas emoções são temporárias e vão embora quando a situação acaba.
No entanto, em alguns casos a pessoa pode sentir medo e ansiedade excessiva por períodos prolongados, principalmente em situações em que seu desempenho estaria sendo avaliado por outras pessoas. Isso é conhecido como transtorno de ansiedade social.
Exemplos comuns desse transtorno são situações simples, como falar em público, assinar um documento, pedir uma informação, entre outras. O medo é tão intenso que o cérebro interpreta o evento como um perigo real, desencadeando uma série de reações físicas. Temendo que os outros percebam seu medo, a pessoa com transtorno de ansiedade social passa a evitar situações sociais, o que prejudica seu desempenho no estudo, trabalho e relacionamentos.
Em alguns casos, ela pode fazer uso de álcool ou calmantes para amenizar seu sofrimento e aumentar o enfrentamento, mas isso só aumenta muito a chance de desenvolver dependência por essas substâncias.
Por isso, caso você identifique alguém com esses sintomas, é importante procurar ajuda profissional. O tratamento mais indicado é a psicoterapia, mas em alguns casos o uso de medicamentos pode ser necessário.
Se você convive com uma pessoa assim, lembre-se de que as situações que parecem banais para você podem ser sentidas por ela como um perigo real. A melhor forma de ajudar é acolhendo seu sofrimento e incentivando-a a procurar ajuda para melhorar sua compreensão sobre seus medos, enfrentamento e convívio social.
Este é o tema que eu tinha para falar para vocês hoje. Se tiver alguma dúvida ou quiser sugerir algum tema, escreva para mim: doutora camilla arroba jovem pan ponto com ponto br.
Até a próxima.
Fonte: Transtorno de ansiedade social ou fobia social: entenda por Jovem Pan News