Pular para o conteúdo

Evite o sofrimento com Herpes-Zóster: dicas para prevenção e tratamento.

Doença Herpes Zoster

Olá, neste vídeo vamos falar sobre a herpes zoster, também conhecida como cobreiro. Trataremos dos sintomas e dos tratamentos disponíveis para aliviar as dores neuropáticas que acompanham a doença.


O que é herpes zoster?

A herpes zoster é uma doença causada pelo vírus varicela-zoster, que também é responsável pela catapora. Após a infecção por catapora, o vírus permanece alojado no sistema nervoso por anos ou décadas. Quando o sistema imunológico está fragilizado, o vírus pode ressurgir, causando a herpes zoster.

A doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, mas pode afetar qualquer pessoa que já tenha tido catapora. No Brasil, estima-se que 90% da população já teve contato com o vírus da catapora, e 30% dessas pessoas podem desenvolver herpes zoster em algum momento da vida.


Sintomas da herpes zoster

A lesão da herpes zoster é semelhante à da catapora, mas segue o trajeto de um nervo, causando uma área avermelhada com pequenas bolinhas na região do gânglio da raiz dorsal. A lesão nunca ultrapassa a região da linha média e está sempre em apenas um lado do corpo.

A dor neuropática que acompanha a herpes zoster é intensa e persistente, parecendo um fogo que corre pela pele. É importante buscar tratamento imediatamente para aliviar a dor e evitar complicações.


Tratamentos para herpes zoster

Os tratamentos para herpes zoster incluem o uso de medicações anticonvulsivantes e antidepressivos específicos para dor neuropática. Se a dor persistir, pode ser necessário fazer um bloqueio foraminal no nível comprometido, uma neuromodulação por radiofrequência ou até mesmo uma estimulação medular.

A vacina contra herpes zoster está disponível e é indicada para pessoas com mais de 50 anos, inclusive para quem já teve a doença. É melhor prevenir do que remediar.


Conclusão

A herpes zoster é uma doença que pode causar dores neuropáticas intensas e persistentes. É importante buscar tratamento imediatamente para aliviar os sintomas e evitar complicações. A vacinação é uma medida preventiva eficaz contra a doença.

  • Use medicações anticonvulsivantes e antidepressivos específicos para dor neuropática;
  • Considere fazer um bloqueio foraminal, neuromodulação por radiofrequência ou estimulação medular;
  • Vacine-se contra herpes zoster.

Compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares para ajudar a prevenir a doença. Se tiver dúvidas, deixe um comentário abaixo. Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho das notificações para receber nossos novos vídeos.

Fonte
Não sofra com Herpes-Zóster por A Neuro sem Neura – Dra. Vanessa Milanese