Pular para o conteúdo

Estudos mostram que o diclofenaco pode ter efeito antibacteriano

Olá, boa noite a todos. Meu nome é Bruna.
Sou aluna do 5º semestre do curso de farmácia da Unicesumar Ponta Grossa e hoje vou estar apresentando o projeto e da minha equipe. Nosso grupo é formado pela Marta, Gislene e Mateus. O tema apresentado será avaliação do potencial antimicrobiano do Diclofenaco em teste de difusão em disco e concentração inibitória mínima.

E a resistência microbiana atende mostrar a ser um fator de risco a saúde Mundial isso ocorre principalmente por residências medicamentosas com o uso indevido de medicamentos que leva o surgimento de bactérias multirresistentes. Então como reposicionamento de forma Quase auxiliar a administração da Resistência bacteriana tendo em vista que o desenvolvimento de novos fármacos é um processo lento, o reposicionamento é uma solução favorável pelo fato que noventa porcento dos fármacos experimentais não demonstram a segurança para o uso e são reprovados em estudos clínicos, dificultando ainda mais a busca de novos tratamentos para determinadas patologias.

E o diclofenaco, originalmente, possui efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e anticárie. Disso que, por meio de pesquisas científicas já se tem estudos que evidenciam o seu possível efeito antibacteriano. Nossa pesquisa teve por objetivo testar o diclofenaco buscando ação antimicrobiana em diferentes concentrações. Nas já analisado de início foi realizado o teste de difusão em disco em três cepas bacterianas.

Staphylococcus aureus apresentou o pequeno Halo de inibição na concentração de 200 e 400 microgramas, indício de sinergismo na concentração de 800 um programa formando o Halo maior na presença do ciprofloxacino. Para que se algumas aérea de novo não houve crescimento significativo em nenhuma das concentrações. Parecia cole na concentração de 400 microgramas houve um crescimento significativo de aula demonstrando possível sinergismo em junção com ciprofloxacino.

Após foi realizado o teste de concentração e Vitória mesma onde mostrou que é de 16 microgramas por ml foi identificado através da análise de turbidez a inibição dos microrganismos. Pseudomonas aeruginosa pés tendo como base os artigos científicos juntamente com os observados na presente pesquisa uso do diclofenaco sódico obteve resultados satisfatórios demonstrando o índice de sinergismo com a Ciprofloxacina pois poder aumentar a inibição contra três cepas nos diferentes.

E assim espera-se obter novos resultados através de pesquisa buscando a diminuição do uso de antimicrobianos com novos investimentos estratégias voltadas ao reposicionamento de fármacos a população em geral teria grandes benefícios como novas opções de tratamentos para o combate de microrganismos resistentes assim concluímos a pesquisa realizada no decorrer do primeiro semestre e deixamos nossos agradecimentos aos professores envolvidos. Obrigado.

Fonte
Avaliação do Potencial Antimicrobiano do Diclofenaco Sódico – 5S FARMACIA por Gislene Teixeira