Pular para o conteúdo

Estalos no Pescoço: Causas, Riscos e Possíveis Problemas.

Olá, você sabia que estalos nas articulações podem surgir como sintomas de diversos tipos de distúrbios ósteo-articulares? Neste vídeo, vou falar sobre as causas e riscos do famoso barulhinho das articulações.

Desde a chegada do século 20, cientistas de todo o mundo tentam explicar a origem do som dos estados articulares, contudo, as evidências experimentais ainda são consideradas pouco convincentes. Todo o processo, desde o movimento até a emissão sonora, dura aproximadamente 300 milissegundos, por isso visualizá-lo é um grande desafio.

Muitos experimentos mostraram que quando ocorre estresse e formação de pressão, isso altera o fluido do líquido articular, o que acaba por provocar o estourar de pequenas bolhas na articulação e gerar o ruído. Atualmente, essa é a teoria mais correta e aceita como a principal causa dos estalos.

No entanto, há muita gente que ainda não conhece as consequências desse processo, que podem ir além do que imaginamos. Um estudo mostrou que 25% dos casos de AVC em pessoas abaixo dos 40 anos podem até ter relação com estalos no pescoço.

O grande problema é que a maioria das pessoas não sabe o que está fazendo quando busca alívio de tensões através desse tipo de alongamento. A relação entre os estalos no pescoço e os casos de AVC pode ser explicada por uma dissecção da artéria responsável pela irrigação do cérebro, na altura do pescoço. Quando uma das camadas é aterrada ou danificada, pode ocorrer uma fratura no pescoço e, em alguns casos, até a formação de coágulos sanguíneos.

Mas é raro ocorrer uma fratura no pescoço por conta de um estalo. Pacientes que procuram alívio estalando compulsivamente o pescoço geralmente apresentam as lesões mais significativas nos processos espinhosos, ou seja, na região posterior da vértebra cervical.

Quando os estalos no pescoço se tornam um hábito compulsivo, deve-se procurar um ortopedista ou fisiatra, pois essas especialidades são responsáveis pelo tratamento do sistema músculo-esquelético. O ortopedista é responsável pela avaliação de traumas e procedimentos cirúrgicos, enquanto o fisiatra geralmente tem foco na reabilitação dos pacientes.

Existem formas melhores de aliviar a tensão do que estalar o pescoço. Faça um alongamento adequado, pois geralmente a rigidez muscular ou a contratura exagerada é o principal motivo para as pessoas estalarem o pescoço e buscarem alívio da dor.

Alongue-se, pois geralmente a rigidez ou a contratura no pescoço é o principal motivo para as pessoas ficarem estalando. Pelo menos 30 segundos de exercícios e cerca de cinco sessões diárias de alongamento já são suficientes para soltar um pouco essa região.

Fortaleça a musculatura do pescoço, pois quando a musculatura do pescoço e do trapézio estão enfraquecidas, pode ocorrer instabilidades na coluna cervical. A musculatura anti-gravitacional acaba tendo mais tendência a refletir o pescoço e você sente mais vontade de ficar estalando.

A acupuntura também é um bom tratamento, pois a inserção de pequenas agulhas na musculatura local pode reduzir a tensão e o desconforto na região cervical, o que contribuirá naturalmente para o controle desse desejo de ficar estalando o pescoço.

O vídeo de hoje encerra por aqui. Fique atento a novos conteúdos do canal, compartilhe com seus amigos e familiares, deixe também sugestões de outros temas nos comentários. Até a próxima!

Fonte: Estalos no pescoço: Causas e riscos – Podem ser um problema? por Dr. Hong Jin Pai – Dor, Fisiatria e Acupuntura