Pular para o conteúdo

Esofagite: causas, sintomas e tratamento eficaz

Esofagite – causas, sintomas e tratamentos

A esofagite é uma causa de sintomas muito frequente, sendo uma causa muito comum de procura nos consultórios de gastroenterologista ou de cirurgião do aparelho digestivo. Na verdade, a esofagite é a inflamação da mucosa do esôfago, geralmente causada pelo refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago. Eventualmente, algumas substâncias ou medicamentos também podem causar esofagite por lesão do revestimento do esôfago, como álcool, café e aspirina.

A queixa principal da esofagite é uma queimação e ardência na região retroesternal, atrás do osso do esterno. Essa queimação é um azedo que sobe, às vezes é um arroto azedo, sendo a principal causa da esofagite. Quando é muito intensa, pode dar dificuldade para engolir e sentir o alimento passando devido à esofagite.

Diagnóstico e tratamento da esofagite

O diagnóstico da esofagite é feito por endoscopia, e os tratamentos, na grande maioria das vezes, são feitos com o uso de bloqueadores da bomba de próton, como o omeprazol, que procura melhorar a contração do esôfago e agir no músculo para impedir o refluxo. Existem também medicamentos chamados de procinéticos, que ajudam a esvaziar o estômago e devem ser associados antes das refeições.

  • Os bloqueadores da bomba de próton, como o omeprazol, são o principal tratamento para esofagite;
  • Os medicamentos procinéticos ajudam a esvaziar o estômago e devem ser associados antes das refeições;
  • Em casos mais graves, pode ser necessário tratamento cirúrgico;
  • Esofagite pode levar ao Esôfago de Barrett, uma lesão mais preocupante que requer acompanhamento médico especializado.

O diagnóstico inicial é feito pela endoscopia e é isso que vai ajudar e orientar o tratamento. Se os sintomas não desaparecem quando suspende a medicação, pode ser necessário pensar em tratamento cirúrgico. É importante conversar com o seu médico em caso de Esôfago de Barrett, pois podem existir outras formas de tratamento mais afeitas ao dia a dia de um especialista.

Conclusão

A esofagite é uma condição comum que pode causar sintomas desconfortáveis. O diagnóstico é feito por endoscopia e o tratamento inicial é medicamentoso, com o uso de bloqueadores da bomba de próton e medicamentos procinéticos. Em casos mais graves, o tratamento cirúrgico pode ser necessário. É importante conversar com o seu médico sobre o acompanhamento da lesão, especialmente em casos de Esôfago de Barrett.

Fonte
Esofagite: o que é, causas e tratamento | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22.761 por Prof. Dr. Luiz Carneiro