Pular para o conteúdo

Escoliose: causas, sintomas e tratamentos com Dr. Herberton Araújo.


A nossa coluna vertebral possui várias curvaturas fisiológicas como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e cifose sacrococcígea. A escoliose é definida como a curvatura lateral da coluna vertebral no plano frontal, mas na realidade é uma deformidade complexa tridimensional não só da coluna, mas também de todo o tronco, inclusive com alterações em outras partes do corpo. A hipercifose dorsal ou dorso lombar é a causa de deformidade de coluna, mas também de dorso lombalgia e patologia respiratória.
Em alguns casos, o diagnóstico é clínico complementado com exames de imagem como a radiografia. O tratamento normalmente é feito com a reeducação postural, reforço muscular e órtese, para alguns casos. A intervenção cirúrgica é realizada apenas em casos excepcionais.
Se você tem ou conhece alguém que tem escoliose, compartilhe esse vídeo com ela. As informações que serão passadas nesse vídeo serão de grande importância. É muito importante que você se inscreva aqui em nosso canal e ative o sininho para receber todas as notificações assim que novos vídeos forem ao ar.
A escoliose é sempre patológica, ainda que só uma curvatura superior a 10 graus na avaliação radiográfica seja considerada escoliose, segundo afirma Society of Research on Scoliosis. A escoliose pode ser idiopática, ou seja, sem causas definidas, ou secundária a diversas doenças ou síndromes.
Embora a escoliose idiopática do adolescente seja a escoliose mais frequente, com a prevalência de 2 a 4 porcentos e atinja predominantemente o sexo feminino, com a relação que pode atingir 10 para 1, o diagnóstico clínico é de fundamental importância e, em especial, com teste de Adams complementado com o estudo radiográfico.
As curvaturas escolióticas podem ser quantas, sua localização dorsais, dorso lombares, lombares, e quanto ao número, únicas, duplas ou, por vezes, triplas. As curvas dorsais são habitualmente de convexidade direita.
O tratamento varia desde a simples vigilância clínica, prática de atividade física, fisioterapia até o uso de órteses ou cirurgias corretivas. Para a medicina baseada em evidência, provou-se que os coletes, que muitos jovens não gostam de utilizar, são única mesmo tratamento conservador efetivo e têm como objetivo a correção da deformidade e evitar a sua progressão em uma fase precoce, evitando assim o tratamento cirúrgico. Essas órteses estão indicadas em escolioses com um ângulo de Cobb superior a 25 graus.
Em casos graves, as correções cirúrgicas, embora no tratamento cirúrgico da escoliose, também contemplem problemas mecânicos, respiratórios e neurológicos, o principal motivo de preocupação do adolescente que possui essa patologia é a deformidade estética que traz um sofrimento psicossocial.
Gostaria de saber se você tem essa patologia e se tem ainda alguma dúvida sobre esse assunto. Se tiver, deixe nos comentários para que eu possa te ajudar. Lembre-se também de se inscrever aqui em nosso canal, ativar o sininho para que você possa receber todas as notificações, e toda segunda, quarta e sexta-feira, sempre a partir das 20 horas, teremos um novo vídeo aqui em nosso canal.
Fonte: Escoliose sintomas, tratamentos e causas – Dr. Herberton Araújo por Fisio Runner Brasil Oficial