Pular para o conteúdo

Esclerose múltipla: Homem desafia repórter em ato de superação no Domingo Espetacular.


É hora de estreia no Domingo Espetacular! A partir de hoje, o repórter André Tal vai trazer para gente histórias de brasileiros que se tornaram exemplos de superação. São pessoas que, assim como o próprio André Tal, foram diagnosticadas com problemas sérios de saúde, mas não se deixaram abater; foram lá, encarar um problema e conseguiram vencer, nem que seja uma etapa por dia, um dia de cada vez.
Que fazer quando o seu corpo vira uma prisão e ninguém tem a chave que abre a cela? Quando completei 40 anos, recebi a pior notícia da minha vida. Eu, André Tal, sou portador do Mal de Parkinson. A primeira reação foi tentar me esconder, um segredo amargo. Mas ao quebrar o silêncio, conseguimos mostrar a outros pacientes com doenças tão difíceis quanto a minha que, acima de tudo, há luz e esperança.
Onde tiver uma ideia, uma inovação, eu vou atrás. Eu vou buscar. Ao abraçar o desafio de encarar os próprios limites, descobrir parceiros incríveis de jornada.
Histórias que faço questão de compartilhar aqui, gente com um só pensamento: vai e não para de lutar.
“Ele é um homem de ferro. Não é esse da ficção, mas da vida real. No mesmo dia, correu uma maratona de 42km, pedalou outros 180km e nadou 3.800 metros. Gildo Afonso entrou para o seleto grupo de atletas que completam o Iron Man, um verdadeiro teste de força e superação. Mas o que impressiona é que apenas oito meses antes da prova, Gildo estava assim, internado, com parte dos movimentos comprometidos”, conta André.
“Meu nome é Gildo, tenho 29 anos, sou um paciente com esclerose múltipla. Já estive numa cadeira de rodas e eu fiz um Iron Man”, relata Gildo.
Seis anos atrás, o rapaz cheio de planos recebeu um diagnóstico perturbador. Naquele momento, ele tinha acabado de se formar na faculdade e passado no concurso dos seus sonhos. “E naquele momento que eu digo que foi o ápice da minha vida, eu recebi um diagnóstico de uma doença autoimune que não tem cura, degenerativa. E naquele momento, eu tava na cadeira de rodas. Você fala isso, eu lembro quando eu tive o diagnóstico também. Tava eu e meu pai na sala. E aí eu recebi aquela pancada, porque é de repente. Eu olhei para meu pai, ele tava chorando e preocupado. Como é que eu ia contar aquilo? Como é que a gente ia contar aquilo para minha mãe? A impotência de se fazer você se sente culpado por fazer sua família sofrer. O que mais doeu foi ter a esperança de um futuro roubado”, relembra.
O médico explica que “esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central – o cérebro e a medula, principalmente – na qual ocorrem ataques que o próprio sistema imunológico se confunde, acha que é um invasor, uma bactéria, um vírus, e leva a inflamações dessa região do sistema nervoso central.”
Em seis anos, Gildo já teve 10 surtos e 10 internações. Há quatro anos, ele determinou que seria o primeiro paciente brasileiro com esclerose múltipla a completar uma prova de Iron Man. Gildo começou com pequenas vitórias: “a primeira conquista que eu tive foi quando eu caminhei”, lembra. Mas completar aquela prova foi algo único: “aquele trajeto, sentar na escada, eu chorei muito naquele dia”, recorda.
Aos poucos, Gildo começou a correr mais e mais: 5km, 10km… “100% superação”, comemora André. “Você gosta de desafiar demais. Nós estamos numa pista aqui olímpica. Tem um desafio para fazer para você. Não Iron Man. Eu quero ver se você, com 29 anos, enfrenta o tiozão aqui de 44. Tiro é de 100 metros.” Os dois correm, e o resultado é um empate técnico. “Já que você me desafiou, eu quero te desafiar com uma prova de resistência, uma corrida de 10km”, responde Gildo.
“Faltando poucos metros, cada passo pesa toneladas. Na reta final, exausto, mas também alegre pelo desafio cumprido”, diz André após a corrida.
Terminar essa prova representa não só superação, mas uma mensagem de esperança para aquela pessoa que está passando por um momento difícil. Você pode assistir ao conteúdo inédito desse primeiro episódio da série Superação no Play Plus.
Fonte: Superação em Ação: Homem com esclerose múltipla desafia repórter do Domingo Espetacular por Domingo Espetacular