Pular para o conteúdo

Erro comum de pacientes com diabetes

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje eu vou falar de um erro muito comum que os pacientes com diabetes tipo 2 costumam fazer quando estão iniciando o tratamento e tem que ajustar as doses da medicação.

Quando precisa, a gente sempre começa o tratamento do diabetes com essa medicação aqui que é a metformina. A metformina é um comprimido grande branco que pode ter doses, né? Por comprimido de 500 a 1.000 MG e a gente pode dar até três quatro comprimidos por dia dependendo da dose de cada comprimido. É uma medicação que ela age na resistência à insulina por si só ela não da hipoglicemia, se o paciente tem o diabetes que está mais descontrolado ou que não controlou com metformina a gente adiciona uma outra medicação mais potente que é gliclazida. Essa combinação é muito comum no SUS, metformina e gliclazida. No consultório a gente faz também quando precisa que haja uma redução maior da glicemia. A gliclazida estimula a secreção da insulina. Ela é uma medicação pelo seu mecanismo de ação mais potente que a metformina, só que ela é um comprimido menor. A dose varia de 30 a 60 MG por comprimido no máximo a gente dá 120mg da gliclazida pra um paciente. O que o paciente faz? Tomando metformina, começou gliclazida está tendo hipoglicemia? Ele vai tirar esse comprimido, o que é maior, parece mais forte, e deixa a gliclazida que na verdade é a medicação bem mais potente. O que o médico faria? Paciente esta tomando metformina e gliclazida e está tendo hipoglicemia? A gente diminui ou retira a gliclazida e deixa a metformina. Aqui o raciocínio é inverso, comprimido maior é o mais fraco, comprimido menor é o mais potente.

E aí? Me fala o que achou dessa história. Vou deixar aqui na descrição o link pros posts relacionados a esse assunto. Se você conhece alguém que tenha tido esse raciocínio de tirar o remédio maior do que o remédio mais forte encaminha esse vídeo pra essa pessoa.

Não esquece dar o seu like se você gostou, se inscreve no canal, grande abraço e até a próxima!

Fonte
Qual medicação que causa mais hipoglicemia? Metformina ou gliclazida? por Dra. Suzana Vieira – Endocrinologista