Pular para o conteúdo

Equilíbrio Ácido-Base Renal


Você sabe o que é um ácido ou uma base? Sabe como o nosso corpo lida com esses componentes e os mantêm em equilíbrio? Se você quiser saber um pouco mais sobre esse assunto, siga em frente!
Primeiramente, é importante revisar alguns conceitos básicos. Um ácido é uma substância capaz de liberar prótons (H+) e uma base é uma substância capaz de capturar esses prótons. O pH é uma escala que mede a acidez ou basicidade de uma solução, que varia de 0 a 14.
O nosso corpo precisa manter um equilíbrio ácido-base para que as enzimas, canais iônicos, proteínas transportadoras e estruturais funcionem adequadamente. A concentração plasmática de íons H+ (ou de H2CO3, o ácido carbônico, que é formado pela ligação do CO2 com a água) é mantida em um valor constante de 0,00004 mol/L, o que corresponde a um pH de 7,4.
Quando ocorre um desequilíbrio no pH do nosso organismo, podemos ter a acidose (pH baixo) ou a alcalose (pH alto), que podem ser perigosas e levar a complicações graves. Por isso, o nosso corpo possui mecanismos de regulação para manter o pH em equilíbrio.
O tampão químico é a primeira linha de defesa do nosso corpo contra variações de pH. Ele é formado por substâncias capazes de minimizar as variações no pH de uma solução por meio de reações químicas. O sistema tampão do bicarbonato é o mais importante no líquido extracelular. Ele é composto pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo bicarbonato (HCO3-).
Em segundo lugar, temos a ventilação pulmonar como a segunda linha de defesa do nosso corpo. O CO2 é eliminado pelos nossos pulmões; quando aumentamos a ventilação, conseguimos eliminar o excesso de CO2 e, assim, diminuir a concentração plasmática de H+ e, consequentemente, aumentar o pH.
Por último, os rins são responsáveis por controlar a quantidade de ácidos e bases presentes no nosso corpo por meio da eliminação ou reabsorção dessas substâncias. Em geral, as alterações ácido-base são decorrentes de disfunções renais ou respiratórias, o que pode levar a acidose ou alcalose.
É importante que você tenha em mente que o controle do pH no nosso corpo é um processo muito complexo e que requer a interação de diversos sistemas de controle. Mas seguindo essas linhas de defesa, o nosso corpo consegue manter o equilíbrio ácido-base e garantir um funcionamento adequado das células e tecidos.
Fonte: EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE – PARTE 1 [Renal 03] por Manual de Fisiologia Humana