Pular para o conteúdo

Entendendo a Osteoporose e Osteopenia: Causas, Sintomas e Tratamentos


A osteoporose é uma doença silenciosa que normalmente só é percebida quando ocorrem fraturas em ossos enfraquecidos. Prevenir-se contra a osteoporose é possível e existem fatores de risco que indicam a necessidade de visitar um médico especialista.
Devo procurar um endocrinologista, já que esta doença óssea está ligada na maioria dos casos a problemas endocrinológicos. Problemas hormonais como alterações na tireoide e principalmente a menopausa na mulher, quando o ovário para de produzir os hormônios estrogênios, são fatores de risco para o surgimento da osteoporose. A testosterona, hormônio masculino, também é muito importante para a formação dos ossos, tanto em homens quanto em mulheres.
Após a menopausa, a mulher pode perder até 7% da massa óssea no primeiro ano, por isso as mulheres têm um pouco mais de risco do que os homens. Os fatores de risco para osteoporose incluem idade, gênero, dieta, história familiar, sedentarismo, uso de medicamentos, entre outros.
O médico tem obrigação de avaliar os fatores de risco de cada paciente e uma das formas de diagnosticar osteoporose é através da densitometria óssea, que mede a densidade mineral óssea. Além disso, existem outros exames de sangue e urina que medem marcadores de formação e reabsorção óssea e o metabolismo do cálcio e fósforo.
Para prevenir a osteoporose, é importante ter uma dieta rica em cálcio e vitamina D, praticar atividade física, evitar tabagismo e excesso de álcool. Quando já se tem osteoporose, o objetivo do tratamento é voltar a função normal ou o mais próximo possível dela. O tratamento inclui exercícios, medicamentos que evitam a reabsorção óssea, e em alguns casos, medicação que coloca mais cálcio nos ossos.
A atividade física é fundamental, especialmente musculação e corrida, que tem ação da gravidade e solicita os ossos. O pilates também é muito bom para reforçar a musculatura e diminuir desconfortos na região lombar.
Há chance de reversão da osteopenia e osteoporose com mudanças de hábitos e tratamento adequado. Além disso, a prevenção é sempre o melhor caminho.
Se você quer saber mais sobre bem-estar e qualidade de vida, acesse o nosso site e acompanhe as novidades do Programa Estão Saudáveis e siga as nossas redes sociais.
Fonte: Osteoporose e Osteopenia – Parte 02 por Saúde Óssea