Pular para o conteúdo

Entendendo a Osteomielite com o Dr. Renato Bastos.


Ótima Elite Aguda e Ósteomielite

Ótima Elite Aguda e Ósteomielite

Muito boa tarde, vamos dar continuidade às nossas conversas de temas dentro do ambulatório da ortopedia e o tema sugerido hoje pelos nossos clientes foi de ótima elite aguda e ósteomielite.

Sem dúvida nenhuma, isso é uma manchete de muita importância pelo problema que muitas das vezes ocasiona auschwitz em que um diagnóstico precoce vai determinar uma sequela para toda vida de uma criança. Então, a Ótima Elite Aguda é um quadro inflamatório que afeta um ou mais sócios ou articulações, geralmente provocada por uma infecção bacteriana ou fúngica. A Ósteomielite pode permanecer localizada e difundida pela corrente circulatória e quando a gente fala que a Ótima Elite transformou-se em Ósteomielite, ela não tem mais cura. O paciente às vezes está sendo uma sintomatologia durante quatro a dez anos e, de repente, por um motivo qualquer na baixa da sua imunidade, todo aquele quadro de anos atrás aparece com toda a intensidade. É uma doença muito grave aos nossos clientes.

Então, vamos ver aqui na fotografia a região metal pesado do osso, que é uma região de muita baixa utilização de uma maneira geral. Essa bactéria ela vem a distância em criança de amígdalas, urticárias, infecções da região axilar. Ela entra na corrente circulatória e se prolifera em algum local do osso na região até pisar em um membro inferior. Então, na maioria dos casos, a Ótima Elite é causada por uma bactéria chamada de Staphylococcus aureus. O seu diagnóstico tem que ser quase que imediato, tem que ser rápido. O médico não pode esperar alterações radiológicas ou aparecimentos de secreção purulenta pela superfície preferida que quando chega esse momento, pode ser tarde. O seu diagnóstico muitas vezes não tem mais volta no tempo de tratamento.

Aqui nós temos a maioria dos casos semelhantes é decorrente de uma infecção bacteriana estafilococos e é assim a proliferação. Normalmente acomete muito nos membros inferiores. Em algumas ocasiões, na região do calcâneo, na região do ombro, na região do tornozelo, mas de maneira geral, ou é no fêmur ou é na tíbia. A alteração radiológica quase que nenhuma. Alteração radiológica muitas das vezes é apenas uma elevação dessa superfície, dessa membrana do osso que é chamada periosteal.

A mensagem que nós temos a dar toda vez que a criança tiver muita sintomatologia dolorosa é desconfiar da Ótima Elite Aguda e encaminhar um médico imediatamente, porque as primeiras horas, o primeiro dia de tratamento, é que vai determinar toda a evolução dessa doença.

Região Metal Pesado do Osso

Observa-se na fotografia acima a região metal pesado do osso, que é uma região de muita baixa utilização de uma maneira geral.

Diagnóstico e Sintomatologia da Ótima Elite Aguda

A sintomatologia característica da Ótima Elite Aguda é a dor, o inchaço, vermelhidão em volta da área acometida, criança extremamente irritada e febre, muitas das vezes acompanham, mas em outras ocasiões, a Ótima Elite não tem o aparecimento de febre ou a febre é muito baixa. Então, toda vez que nós tivermos uma criança com muita sintomatologia em algum local ou membro superior ou membro inferior, a queda do estado geral irritado e com muita sintomatologia dolorosa que está aumentada quando nós tocamos a região, a primeira coisa a se pensar é a Ótima Elite Aguda.

Aqui, temos como diagnosticar a forma aguda, que é a dor e a forma do nosso ambiente. Na forma aguda, a bactéria determina o aparecimento de muita sintomatologia dolorosa. Também há a artrite séptica, que é a mesma forma de disseminação da infecção só que agora é para dentro de uma articulação, chamada de artrite séptica.

Artrite Séptica no Joelho

Observa-se na fotografia acima a articulação do joelho bastante avermelhada com o aparecimento de muita sintomatologia dolorosa.

Se a doença for causada pela versão bacteriana, vai ser combatida com antibióticos. O procedimento cirúrgico nada mais é do que a limpeza mecânico cirúrgica da região. Nós abordamos a região acometida, lavamos bastante essa ferida e deixamos a criança de maneira geral por 4 a 15 dias, dependendo do antibiótico que vai ser utilizado caso a caso, assim como a idade da criança.

Muitas vezes, nós temos um processo infeccioso mauch meriti por infecção em pós-operatório, em que nós temos placas de metal que nós devemos retirar esse material de dentro do osso com placas e parafusos para liberarmos o vencemos esse processo infeccioso. Sempre o diagnóstico deve ser bastante precoce.

Quem diagnostica, de uma maneira geral, o cliente através de seus familiares já chegam ao médico já com o diagnóstico. Essa é a grande mensagem que nós vamos deixar vocês aqui. Sempre que tiver uma criança mancando, irritada, com muita dor no local da se nada do joelho próximo ao tornozelo, desconfie de malte merit. Não hesite em levar essa criança a um ortopedista. É a pessoa que tem mais experiência com Ótima Elite, que muitas vezes, uma criança levada a um pediatra, eles iniciam alguma forma de antibiótico que mascara a evolução da doença e nós vamos receber essa criança muitas das vezes com sete, oito ou até dez dias de evolução.

O tempo ótimo de tratamento é as primeiras horas e o tempo é o que vai determinar toda a evolução dessa doença.

Próximos temas

A nossa próxima conversa será de tumores ósseos no dia 22. Depois, no dia 29, fratura dos idosos e no dia 59 vamos falar sobre a osteonecrose.

Muito obrigado.

Fonte: Osteomielite – com Dr. Renato Bastos por Clínica Ortopédica Orto Center