Pular para o conteúdo

Entendendo a Endometriose Gastrointestinal: Sintomas e Tratamentos


Olá pessoal, tudo bem? Eu sou a Mesalazar, jornalista e autora do blog “Endometriose 1”. Hoje vou continuar a série sobre os sintomas da endometriose. Já falamos sobre a cólica menstrual, a fadiga, dor lombar, dor durante o sexo e dor ao evacuar. Hoje vou falar dos sintomas gastrointestinais.
Eu sempre friso que a dor é o sintoma principal da endometriose. Muitas mulheres têm cólica progressiva forte, dor na lombar, dor nas pernas e dor durante a relação sexual. Porém, também existem aquelas que têm dor para evacuar. Essa dor é horrível e pode vir acompanhada de sangue nas fezes. A constipação também é um sintoma comum, causando a sensação de que o intestino ainda tem fezes, mesmo após evacuar.
Mesmo com uma alimentação saudável, a constipação pode persistir. Outros sintomas gastrointestinais incluem fezes em pedaços, sensação de que não terminou de evacuar e ânsia de vômito. O inchaço abdominal é outro sintoma gastrointestinal comum.
A cólica intestinal pode ser muito dolorosa e a dor é o sintoma predominante das mulheres com endometriose. Os movimentos intestinais são necessários para manter a mobilidade dos órgãos, mas na presença de endometriose, a cólica intestinal pode impedir que os intestinos se movam como deveriam.
Nenhum sintoma deve ser ignorado e se você tem algum sintoma relacionado à sua evacuação, é importante buscar ajuda médica. A endometriose apresenta sintomas variados, dependendo da localização e profundidade dos focos.
Confira os outros vídeos sobre a endometriose em nosso canal e se inscreva para receber as últimas novidades. Um beijo e até a próxima!
Fonte: A Endometriose e Eu – Sintomas da Endometriose: Gastrointestinal por A Endometriose e Eu