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Entendendo a Dislexia: Causas, Sintomas e Tratamentos

A dislexia é uma dificuldade específica da área de leitura e escrita, e está diretamente ligada ao processamento da informação. O cérebro deve decodificar a informação registrada para atribuir significado aos símbolos. No caso da dislexia, o processamento ambiental é prejudicado ou interrompido. Durante a leitura, áreas específicas do lado esquerdo do cérebro devem ser ativadas para identificar letras e para dar significado às palavras.

No caso de uma pessoa com dislexia, essas áreas apresentam problemas neurológicos e são menos ativadas. Para compensar isso, a parte frontal e até o lado direito do cérebro são mais ativados. Já na escrita, a identificação dos símbolos gráficos, a organização desses símbolos e a atribuição de significado à palavra apresentam um fator de inadequada edificação da informação que pode interferir na construção mental desses símbolos.

Por isso, muitas vezes, a pessoa com dislexia escreve a mesma palavra várias vezes de formas diferentes, usando letras aleatórias e sem um padrão. Dependendo do grau da dislexia, essa inconstância pode acontecer com todas as letras e símbolos gráficos.

Uma das formas mais eficientes de estudar o tema dos transtornos de aprendizagem é a observação da produção dos alunos e a discussão com outros professores e profissionais de outras áreas. É importante avaliar as produções escritas e desenhos feitos pelos alunos e observar a regularidade no conjunto de letras usadas para formar palavras. É comum notar que uma criança com dislexia apresenta uma escrita que não mantém essa regularidade, tornando-a difícil de entender.

No caso de uma criança com dislexia que apresenta essa característica, ela geralmente escreve a mesma palavra várias vezes, cada vez usando um conjunto de letras diferente e sem relação com a forma como a palavra é escrita. Isso impede que se entenda o que ela pretende escrever e torna difícil a compreensão tanto do aspecto gráfico quanto do aspecto sonoro das letras usadas para formar a palavra.

Essa é a característica fundamental que diferencia a dislexia de outras dificuldades de leitura e escrita e que deve ser levada em consideração no processo de diagnóstico diferencial.

Fonte: DISLEXIA por Nadia Bossa